A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) apreendeu, na quinta-feira (28), carregamento com 500 caixas de cigarros sem o devido recolhimento do ICMS.
De acordo com a equipe de fiscalização, as mercadorias estão orçadas em mais de R$ 1 milhão e, diante da irregularidade fiscal, foram encaminhadas ao depósito do Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, onde permanecem até as devidas correções.
A apreensão foi realizada por meio de ação conjunta das equipes volantes Agreste-Sertão e Sul, que interceptaram o carregamento em São Sebastião com destino a Arapiraca. A carreta que transportava as mercadorias desviou o itinerário para evitar a fiscalização no Posto Fiscal de Porto Real do Colégio.
Como explicou o secretário de Fazenda, George Santoro, este é o terceiro carregamento irregular com quantidade significante de cigarros autuado pelas equipes volantes de fiscalização em menos de dois meses.
“Nossas equipes trabalham 24 horas para combater a sonegação fiscal. E desenvolvemos cada vez mais estratégias de atuação, unindo trabalho nas ruas, tecnologia e recursos humanos para ampliar a potencialidade de fiscalização e gestão do fisco”, disse.
Neste caminho de aperfeiçoamento, o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, salienta que a Sefaz não diminuirá o cerco para aqueles que insistem em atuar no mercado da ilegalidade.