Piloto alemão tem problemas eletrônicos na unidade de potência, perde uma tentativa no Q3 mas derrota Hamilton.
O alemão Nico Rosberg anotou sua 27ª pole position na Fórmula 1 em Hockenheim neste domingo. O piloto da Mercedes driblou um problema eletrônico em sua unidade de potência para marcar em sua única tentativa no Q3 o tempo de 1min14s363, derrotando o companheiro de equipe Lewis Hamilton, que fez duas tentativas.
As duas Mercedes foram separadas por apenas 0s107. O resultado teve valor sentimental para Nico Rosberg, já que há exatos 30 anos seu pai, Keke Rosberg, conquistou sua última pole na carreira, exatamente em Hockenheim.
O melhor do resto foi o australiano Daniel Ricciardo da Red Bull. O piloto registrou uma volta fantástica em sua primeira tentativa, se colocando à frente de seu companheiro Max Verstappen.
Kimi Raikkonen derrotou o piloto da casa, Sebastian Vettel, na disputa da terceira fila das Ferraris. O finlandês largará em quinto.
O brasileiro Felipe Massa passou para o Q3 pela primeira vez desde o GP da Áustria. Ele vai largar o GP da Alemanha no décimo lugar, com o companheiro Bottas em oitavo.
Felipe Nasr não pôde fazer muito. O piloto brasileiro conseguiu bater seu companheiro de equipe Marcus Ericsson, mas acabou ficando no 21º e penúltimo lugar do grid. Ericsson vai sair de último, fechando a última fila da Sauber.
As Mercedes demoraram para vir à pista. Mas quando vieram, destronaram o resto do grid. Lewis Hamilton marcou o melhor tempo do final de semana em sua saída única, com 1min15s243. Nico Rosberg, líder de todos os treinos, ficou 0s242 atrás.
Último a entrar na pista, Daniel Ricciardo ficou com o terceiro tempo com os pneus supermacios, a 0s348 de Hamilton. No entanto, a Mercedes cravou as duas melhores marcas com os pneus macios.
Foram cortados Magnussen, Wehrlein, Kvyat, Haryanto, Nasr e Ericsson.
Já de pneus supermacios, a Mercedes entrou na casa de 1min14s pela primeira vez no final de semana. Nico Rosberg foi o primeiro a registrar tempo, com 1min14s839. Lewis Hamilton veio em seguida e bateu o parceiro por 0s091, com 1min14s748.
As Mercedes foram os únicos carros desta sessão a entrarem em 1min14s. Melhor do resto, Verstappen fez 1min15s124.
Massa passou para o Q3 pela primeira vez desde a Áustria, com o décimo lugar.
Foram cortados Gutierrez, Button, Sainz, Alonso, Grosjean (perde cinco posições) e Palmer.
Nico Rosberg abortou sua primeira volta na classificação por problemas eletrônicos. Isso abriu caminho para Lewis Hamilton anotar a pole provisória com 1min14s486. Daniel Ricciardo ficou 0s4 à frente de seu companheiro Max Verstappen.
Sendo assim, as Williams e Nico Rosberg tiveram apenas uma tentativa. O piloto da Mercedes marcou 1min14s363. Hamilton não conseguiu melhorar seu tempo.
A largada para o GP da Alemanha está marcada para as 9h deste domingo no horário de Brasília.