Categorias: Agenda

Doação de livros faz parte das ações da VII Flimar

Parceira desde a primeira edição da Festa Literária, Braskem fez a entrega de 300 livros para campanha de formação de novos leitores

Assessoria

Assessoria

Nada melhor para marcar o início da contagem regressiva de uma festa literária do que um ato de doação de livros. Por isso, há pouco mais de um mês para o início da VII Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), a Braskem, parceira da Prefeitura de Marechal na realização do evento desde a sua primeira edição, doou 300 livros de autores alagoanos que irão compor as bibliotecas comunitárias do município para o projeto de formação de novos leitores.
Os livros foram recebidos por Carlito Lima, secretário de Cultura de Marechal Deodoro e curador da Flimar. É dele, também, a idealização da campanha, que recebe livros para estimular não apenas o hábito da leitura, mas despertar o prazer em ler.
“A partir de 1º de agosto começa, nas escolas da rede municipal, uma “Flimarzinha”, própria de cada escola. Então, quando chegar em setembro, junto com a Flimar, este trabalho de todas as “Flimarzinhas” atingirão seu ápice, que é a nossa programação voltada somente para as crianças”, comentou Carlito.
Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, fez a entrega pela empresa. São obras de Enaura Quixabeira, Kátia Albuquerque, José Marques de Melo, Marcos Vasconcelos Filho, Ricardo Maia, Fábio dos Santos, Isvânia Marques, entre outros autores da terra, que foram patrocinados pela Braskem e tiveram seus livros publicados pela empresa. “Mais um ano de realização da Flimar, que já podemos dizer estar consolidada no calendário de eventos literários no país. É um estímulo ao desenvolvimento das pessoas através da leitura e também uma forma de dinamizar a economia em Marechal Deodoro, fortalecendo seu turismo cultural”.
A VII Flimar vai tomar as ruas históricas de Marechal Deodoro de 31 de agosto a 03 de setembro, tendo como homenageados a médica psiquiatra e autora alagoana Nise da Silveira e o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner. De acordo com Carlito Lima, entre a população local, que se engaja e participa do evento, e os visitantes, são esperadas entre 34 e 35 mil pessoas no evento.
“Só a Flimarzinha e a Flimar jovem vão abranger os 14 mil alunos na rede municipal de ensino. Entre os moradores da cidade, temos uma média de participação de 10 mil pessoas, mais 8 a 10 mil que veem de fora, de Maceió, Arapiraca, São Miguel. Sendo que agora as pousadas estão quase lotadas de pessoas de fora de Alagoas, que vão vir de Pernambuco, de Salvador, do Rio Grande do Sul e de Brasília. Então dá um total de 34 a 35 mil pessoas que passam por Marechal nos quatro dias da Flimar”, conta Carlito, empolgado.
A Flimar e seus homenageados
A cada ano, a Festa Literária de Marechal Deodoro escolhe personalidades da cultura alagoana e brasileira para serem os grandes homenageados da edição. “Nós achamos que era hora também de homenagear as pessoas ainda vivas, para que pudessem aproveitar desse reconhecimento e desse momento. Então homenageamos a memória de uma pessoa já falecida, e também homenageamos uma pessoa em vida. Nesse caso, queremos trazer sempre um cantor e compositor que seja também poeta. O Djavan, homenageado em 2014, por exemplo, para mim é mais poeta do que cantor, as músicas dele são a própria poesia, como também o Fagner, homenageado este ano”, defendeu Carlito Lima.
Os autores homenageados pela Flimar desde 2010, sua primeira edição, foram: Aurélio Buarque de Hollanda, Lêdo Ivo, Antônio Torres, Graciliano Ramos e Cacá Diegues, Djavan, Jorge de Lima e Nando Cordel, até esta 7ª edição, em 2016, com Nise da Silveira e Raimundo Fagner.
A programação detalhada da VII Flimar pode ser conferida no site do evento: festaliteraria.wix.com/7flimar.
Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.