Estimular as mães de bebês com microcefalia a amamentarem seus filhos exclusivamente no peito até os seis meses, e introduzir, a partir de então, alimentação saudável até pelo menos os dois anos de idade foi o objetivo do 5º encontro realizado pela equipe da “Ciranda do Cuidado”. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (02), durante a Semana Mundial de Amamentação de vai de 1º a 07 de agosto. Na reunião, mães puderam tirar suas dúvidas com as profissionais convidadas para a roda de conversa.
A psicóloga Maely Nunes falou sobre os benefícios para mãe e bebê nos primeiros meses, a relação afetiva e a garantia de uma boa imunidade para a criança que mama no peito. A nutricionista Mônica Assunção, com doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, destacou a importância do estímulo para a produção do leite e da alimentação complementar que pode começar a ser introduzido a partir dos seis meses.
Assunção recomendou que os alimentos fossem o mais natural possível, evitando introduzir na alimentação dos pequenos sopinhas e papas industrializadas e alimentos com corantes. “Pode começar a oferecer a alimentação de casa na hora do almoço em pequeninas quantidades, como uma colher de feijão e arroz bem machucados, abóbora machucadinha e frango bem desfiado”, ensinou a nutricionista.
Cárbia Nogueira, mãe de três filhos de 8 e 5 anos e o pequeno Paulo Henrique, de sete meses, que nasceu com microcefalia, conta que o bebê não aceita nada que não seja o peito. “Agora com sete meses é que ele está começando a aceitar água”, disse. Já Sara de nove meses, filha única de Mabely Colatino, já está aceitando algumas frutas como manga e melancia, mas não gosta de tomar água.
Das 27 mães de bebês que participam do “Ciranda do Cuidado”, quase todas amamentam seus filhos no peito, e a grande maioria diz que seus bebês rejeitam chupetas e não gostam de tomar água, preferem sucos e chás.
No próximo domingo, dia 07, a partir das 15h, acontece o Mamaço encerrando as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), no Parque Shopping. As mães que integram ao Grupo “Ciranda do Cuidado” foram convidas para participar do encontro e saírem caminhando pelo estabelecimento, amamentando seus filhos. “O evento é uma forma de acabar com o preconceito contra a amamentação e mostrar que carinho, amor e alimentos uma mãe pode dar a qualquer hora e em qualquer lugar aos seus filhos”, finaliza a nutricionista Mônica Assunção.
O 6º encontro na Ciranda do Cuidado será no dia 06 de setembro, primeira terça-feira do mês, no auditório da SMS, a partir das 14h30.