Categorias: Maceió

Seades e Consea debatem prioridades na formatação de Plano Estadual

Seades

Seades

As prioridades do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional foram debatidas nesta quinta-feira (4), durante reunião dos integrantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud.

O Plano Estadual envolve todas as questões ligadas ao aperfeiçoamento das ações previstas no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) como, por exemplo, o programa das Cestas Nutricionais, que deverá atender 17 mil gestantes por ano nos 102 municípios de Alagoas.

A presidente do Conselho, Maria Eunice de Jesus, destacou a importância do encontro com o secretário para a implementação do plano. “Conseguimos discutir um projeto de mais de R$ 400 mil para construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar, com as visitas aos municípios e levantamento das demandas”, ressaltou Maria Eunice.

O superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Jonas Evangelista, avalia positivamente a relação da Secretaria com o Conselho.

“Estamos fazendo, juntos, as articulações necessárias para que a população tenha mais acesso a alimentos de qualidade, o que interfere diretamente na qualidade de vida dessas pessoas”, disse a superintendente.

O secretário Antônio Pinaud afirma que a segurança alimentar e nutricional é fundamental para o desenvolvimento geral do Estado. “Todos os pontos que discutimos aqui tem um impacto direto e sério na vida das pessoas que mais precisam no Estado. Nosso foco no trabalho deixa bem claro a nossa posição de que elas poderão contar com a gente para ter uma vida mais digna e mais saudável”, afirmou o secretário.

Outro ponto presente no Plano Estadual é a implantação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, que deverão garantir o direito à alimentação adequada nas diversas regiões do Estado. Os municípios interessados em participar da formatação do plano Estadual e das ações previstas no Sisan podem fazer a inscrição online por meio da ferramenta Adesan, que permite aos gestores municipais a solicitação, inserção de documentos e o acompanhamento, de todos os passos legalmente necessários para formalizar o processo.