Mariana Silva está nas semifinais da categoria até 63kg. A brasileira superou Yarden Gerbi com um yuko no golden score e segue firme na briga por uma medalha nos Jogos Olímpicos de 2016.
A luta, que chegou a ficar paralisada por conta de um sangramento na boca de Gerbi, não teve pontuação e nem shido. A brasileira até deu uma boa entrada, mas esta não caracterizou golpe. Assim, a decisão foi para o golden score.
Mariana quase foi derrotada com quase dois minutos, quando o árbitro usou o vídeo para checar se Gerbi havia feito o suficiente para pontuar. Após segundos de tensão, saiu a decisão: o combate continua.
Poucos segundos depois, foi a vez de Mariana Silva dar a entrada. Mas desta vez não havia dúvida. Yuko, vitória e classificação da brasileira, que tenta a segunda medalha do judô brasileiro na Rio 2016.
Vale destacar que a israelense é a quinta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô, figurando dez posições à frente da brasileira.
A adversária por uma vaga na final será a eslovena Tina Trstenjak, atual líder do ranking e campeão mundial de 2015. Elas nunca se enfrentaram.
Antes de desbancar a favorita, Mariana já havia acabado com um jejum contra a alemã Martyna Trajdos, que é a número 4 do mundo.