A capital alagoana conta, a partir de agora, com novos serviços da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Com a criação da Central de Limpeza, que já está em funcionamento, o órgão da Prefeitura ampliou serviços operacionais e de fiscalização, além de fortalecer a participação do cidadão na gestão. Uma das novidades é que a população agora pode solicitar à Central a coleta de lixo volumoso e o resíduo será recolhido na casa do cidadão.
Com a Central, a Slum também alterou o número do Disque Limpeza, que deixa de ser 3315-2600 e muda para 0800 082 2600. Outra novidade anunciada pelo órgão é a criação de uma plataforma de monitoramento que, pela primeira vez, permitirá à gestão o acompanhamento dos serviços executados nos bairros em tempo real, sobretudo a coleta do lixo domiciliar. De acordo com o superintendente David Maia, as mudanças implantadas devem melhorar a atuação da Limpeza em Maceió.
A plataforma de monitoramento criada pela Slum na Central traz outro grande benefício à população. Com a novidade, o órgão passa a receber e apurar denúncias registrados pelos usuários do aplicativo Juntos pela Saúde, ferramenta lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, em pontos de lixo e terrenos baldios com acúmulo de resíduos.
“É um passo importante tanto em relação à fiscalização quanto na oferta de serviços ao maceioense. Pela primeira vez iremos saber onde estão os caminhões, se passou na porta do cidadão no dia e horário corretos. Outro marco da Central é o serviço de coleta do lixo volumoso. O cidadão vai ligar fazendo a solicitação e a Slum vai recolher esse material, o que possibilitará a redução dos pontos de lixo em Maceió”, disse David Maia.
Ainda sobre o monitoramento, o superintendente explicou que os caminhões de coleta do lixo domiciliar estão com aparelhos GPS e a rota é transmitida em tempo real nas telas montadas na Central. Com isso, as ligações e denúncias recebidas por meio do Disque Limpeza podem ser checadas diretamente no sistema da Slum.
Em relação ao aplicativo, David Maia explicou que as denúncias registradas pela população estão sendo apuradas pelas equipes de fiscalização, quando o caso é de terreno de propriedade privada ou descarte irregular, e para as equipes operacionais se for o caso de acúmulo de resíduos em vias públicas. “Estamos fortalecendo o trabalho integrado de limpeza e fiscalização para reduzir os problemas gerados pelo descarte inadequado”, completa o superintendente.