Foi sofrido, na raça. Mas Alison e Bruno Schmidt conseguiram superar a forte dupla italiana, formada por Ranghieri e Carambula, por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16, em duelo realizado debaixo de garoa na tarde desta quarta-feira, em Copacabana.
O resultado classifica os brasileiros às oitavas de final do vôlei de praia masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, em triunfo que também recupera Alison e Schmidt do revés diante dos austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst, por 2 a 1, na última rodada.
Do outro lado no confronto desta quarta, entre a dupla adversária, estava o uruguaio naturalizado italiano Adrian Carambula, que jogou futebol nas categorias de base ao lado de Luis Suárez, hoje astro do Barcelona.
E a vitória da equipe da casa veio depois de um primeiro set sofrido, quando Alison caiu de mau jeito nas areias de Copacabana e teve de deixar a partida para atendimento médico.
Minutos depois, o brasileiro retornou ao jogo, para delírio da torcida presente, que reconheceu o esforço do compatriota.
E foi difícil. Afinal, os italianos haviam vencido seus dois jogos iniciais e brigavam pela liderança da chave.
O primeiro set foi disputado ponto a ponto. Os italianos na frente, brasileiros empatavam. Brasileiros na frente, italianos empatavam. Até que, no fim, melhor para o time local.
No segundo set, Bruno e Alison deslancharam e não tomaram conhecimento dos rivais, que não deram o mesmo trabalho da etapa inicial.
Agora, os brasileiros que somam duas vitórias – haviam batido também, na estreia, os canadenses Josh Binstock e Sam Schachter, por 2 a 0 – aguardam para saber quem vão enfrentar na próxima etapa da competição.