SOS Mata Atlântica reúne equipes que monitoram a qualidade da água

A Fundação SOS Mata Atlântica promove a partir desta quinta-feira (18) uma série de encontros, visitas e eventos com os grupos de monitoramento da qualidade da água dos rios, lagos e córregos de Alagoas. Os 13 grupos hoje ativos no estado fazem parte do projeto Observando os Rios, que incentiva o monitoramento da água de forma voluntária por meio de kits especiais desenvolvidos e fornecidos gratuitamente pela ONG. As coletas mensais, que podem ser feitas por qualquer cidadão, são realizadas com o apoio de associações de moradores, grupos de estudantes, acadêmicos, ONGs, prefeituras e iniciativas individuais, entre outros. Interessados em participar do projeto, realizado em parceria com a Ypê, podem entrar em contato com a SOS Mata Atlântica pelo site www.sosma.org.br/contato/.

O principal evento aberto ao público ocorre nesta quinta-feira, em São Miguel dos Milagres. A partir das 18h, a SOS Mata Atlântica vai promover um cine-debate com a exibição do documentário “A Lei da Água”, que alerta sobre as consequências do novo Código Florestal e o que ainda pode ser feito para evitar mais prejuízos ao meio ambiente. O longa será exibido gratuitamente na praça central da cidade e servirá como base para uma discussão sobre a ligação entre a recente crise hídrica do país e o novo código. O objetivo do cine-debate é reforçar a conscientização a respeito da correlação entre a qualidade e a quantidade de água disponível e a legislação ambiental, que define em quais áreas uma propriedade rural deve ser mantida com a vegetação nativa, cultivada ou restaurada.

No sábado (20), em Maceió, a SOS Mata Atlântica promove o encontro com os grupos de monitoramento da capital alagoana e visita aos pontos de coleta. Em Maceió, as coletas periódicas são realizadas pelo Instituto Biota de Conservação e pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Sobre o Observando os Rios

A coleta de amostras para o projeto Observando os Rios é feita em diversos Estados com Mata Atlântica por voluntários que formam grupos de monitoramento. Eles recebem capacitação e material da SOS Mata Atlântica para realizar a análise e disponibilizar os resultados em um banco de dados na internet.  A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar dos grupos já existentes ou ajudar a criar novos grupos para monitorar rios próximos a escolas, igrejas e outros centros comunitários. Os grupos fazem a medição uma vez por mês. Interessados em participar devem entrar em contato pelo www.sosma.org.br/contato/.

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse:http://aquitemmata.org.br

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário