O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vendeu ao Fundo de Previdência do Estado de Alagoas (AL Previdência) o edifício Palmares, de 8.615m², localizado no centro de Maceió, pelo valor de R$ 5,43 milhões, conforme avaliação da Caixa Econômica Federal. A venda direta ocorreu após dois leilões realizados pelo INSS.
O valor do imóvel foi amortizado do crédito que o AL Previdência tem junto ao INSS, gerado pelo déficit atuarial, mediante a compensação entre o Fundo de Regime Geral de Previdência Social e o Regime Próprio de Previdência Social, por dação em pagamento.
Após o ato de desfazimento do imóvel, pelo INSS, a transação foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 12 de agosto de 2016. Agora, está na fase de homologação, posterior elaboração da escritura e entrega oficial ao AL Previdência.
Segundo apurou-se, o AL Previdência pretende reformar o imóvel e locar ao Governo de Alagoas que pretende abrigar uma Secretaria de Estado e, com isso, capitalizar o Fundo de Previdência do Estadual.
Esse imóvel que pertencia ao Ministério da Saúde e já abrigou diversos órgãos federais, foi repassado ao INSS, por decisão judicial, para que o mesmo promovesse sua venda ou demolição.