A Itália está na final do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, os europeus venceram a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 2 (30-28, 26-28, 9-25, 25-22 e 15-9) para garantirem a vaga na decisão.
Festa da torcida brasileira, que mostrou claramente o apoio aos italianos durante todo o duelo no Maracanãzinho.
A equipe italiana continua na caminhada pelo sonho de conquistar o ouro inédito. Donos da melhor campanha no Rio – somando fase de grupos e mata-mata – , os europeus nunca ganharam o ouro olímpico. O melhor resultado no vôlei masculino até agora foi a prata em Atenas 2004 e Atlanta 1996.
Depois da vitória contra os americanos, a Itália agora fica no aguardo do vencedor da outra semifinal, entre Brasil e Rússia, para saber quem enfrenta na final do próximo domingo.
Já os EUA ficarão pela segunda Olimpíada seguida sem disputar a final da modalidade. Na última vez que apareceu na decisão, em Pequim 2008, a equipe americana venceu o Brasil na grande decisão.
Na partida desta sexta, os italianos contaram com grande atuação de seu principal jogador: Ivan Zaytsev. O camisa 9, que era o terceiro maior pontuador desta Olimpíada até a semi, foi decisivo, principalmente no quarto set, e terminou como maior pontuador da equipe, com 21 pontos. Pelo lado dos EUA, o grande destaque foi Matthew Anderson, com 25 pontos.