Candidatos de pelo menos sete capitais respondem a processos criminais na Justiça. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo e não foram considerados processos por calúnia, injúria e difamação. Segundo o levantamento da Folha, respondem a processos candidatos à Prefeitura de Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Recife, Porto Velho, Palmas e Aracaju. Um candidato de São Paulo, que também respondia a processo, foi inocentado pela Justiça.
Ainda de acordo com o jornal, quatro ex-prefeitos – que tentam voltar ao cargo – enfrentam ações penais ou sofreram condenação em primeira instância. No caso de Maceió, o candidato é o ex-prefeito Cícero Almeida, agora no PMDB.
Almeida, que é o candidato do PMDB de Renan Filho e Renan Calheiros, responde no Supremo pelo esquema que ficou conhecido como Máfia do Lixo, que consistiria no desvio de recursos da limpeza urbana em Maceió. O ex-prefeito e atual deputado federal deverá depor no próximo dia 1º de setembro, conforme determinou o ministro do STF Dias Tofoli. Em resposta à Folha, Almeida informou que a contratação emergencial da empresa de limpeza foi um ato de coragem porque a cidade estava imunda e a empresa anterior não cumpria suas obrigações.