O Santos não tomou conhecimento do Vasco na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. Aliás, só percebeu que o rival estava ali aos 50 minutos do segundo tempo, quando sofreu o gol. Mesmo assim, o time da casa aplicou 3 a 1 em cima do rival e conquistou vantagem importante nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Ricardo Oliveira, Renato e Lucas Lima foram os autores do gol que fizeram a festa da Baixada Santista. Éder Luis descontou.
Com o placar elástico, a equipe paulista pode até perder por dois gols de diferença no confronto de volta que está classificada, desde que balance as redes ao menos duas vezes.
Se for 3 a 1 para o Vasco, o duelo vai para os pênaltis. Se a equipe carioca triunfar por 2 a 0, se classifica.
Caso o Vasco tenha sua meta vazada pelo menos duas vezes, precisará golear por três tentos caso queira ir às quartas de final da Copa do Brasil.
O duelo de volta está marcado para o dia 21 de setembro, às 21h45, em São Januário.
O ponto negativo da noite ainda foi o confronto entre torcedores de ambos os times do lado de fora do estádio, enquanto o segundo tempo era disputado. A PM precisou aparecer e conter os ânimos.
O jogo
No duelo desta quarta-feira, o Santos foi superior do princípio ao fim e poderia até ter goleado por mais gols.
O jogo se complicou para o Vasco, que tentou se defender desde o início. O time de Jorginho até começou bem, mas teve dificuldades para atacar e se deparou com um sistema ofensivo inspirado do rival.
O time da casa abriu o placar aos 30 minutos da etapa inicial.
E foi com Renato. Após cobrança de escanteio curta, Lucas Lima fez o cruzamento, e o volante só escorou para o fundo da rede, aproveitando bobeira da defesa cruzmaltina.
O segundo gol santista saiu aos 36 minutos. Ricardo Oliveira cobrou falta colocado, direto, na gaveta de Martín Silva, que só olhou. A bola ainda raspou no travessão e entrou.
Em noite inspirada, o Santos poderia ter feito mais na etapa complementar. Gabriel entrou na área do Vasco com muita facilidade, e Julio Cesar tirou na hora do cruzamento, logo nos minutos iniciais.
Na sequência, Renato recebeu na intermediária e deu belo passe de calcanhar para Lucas Lima, que bateu colocado no canto de Martín Silva.
Aos 50 minutos, após cinco de acréscimos dados pela arbitragem, Éder Luis descontou para o Vasco e deu números finais ao placar da Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 3 X 1 VASCO DA GAMA
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 24 de agosto de 2016, quarta-feira.
Horário: 19h30 (horário de Brasília).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC)
Cartões amarelos: SANTOS: Lucas Lima. VASCO: Masdon, Diguinho.
Público: 6.130 presentes
Renda: R$ 231.065,00
GOLS:
SANTOS: Renato, aos 30, e Ricardo Oliveira, aos 36 minutos do 1T. Lucas Lima, aos 19 minutos do 2T
VASCO: Éder Luiz, aos 50 minutos do 2T.
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima (Léo Cittadini) e Vitor Bueno; Gabriel (Copete) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.
VASCO: Martin Silva; Madson (Evander), Rodrigo, Luan e Julio Cesar; Diguinho, William (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê (Éder Luiz); Jorge Henrique e Éderson. Técnico: Jorginho.