A carcaça de uma baleia foi encontrada na manhã desta sexta-feira (26) em adiantado estado de decomposição na Praia do Sobral, no Pontal da Barra.
De acordo com o biólogo Oscar Marques, do Instituto de Conservação Biota, inicialmente o animal marinho foi apontado como um golfinho pelas fotos.“O tipo mais comum é o boto-cinza. Já tivemos algumas ocorrências desse tipo no Sobral”, explica.
Com aproximadamente sete metros, o animal chamou a atenção de moradores que chegaram a classificar rapidamente como um jacaré, principalmente por conta do esqueleto que estava exposto. No local, pescadores afirmaram ainda que ele poderia ter sido arrastado da lagoa para o mar, mas essa análise foi descartada pelo Biota.
“A costela dele é porque ele está virado e então passa uma impressão falsa como se fosse outro animal, mas é um golfinho”, destaca Oscar Marques.
Uma equipe do instituto foi até o local para colher o material genético. Durante a análise, os biólogos constataram que o até então golfinho se tratava mesmo de uma baleia bicuda
Atualizada às 10h22