A festa da padroeira de Maceió se encerrou neste sábado, 27, com uma procissão percorrendo as principais ruas do Centro da Capital até o Santuário da Divina Misericórdia, no bairro do Vergel do Lago. A procissão de Nossa Senhora dos Prazeres foi conduzida pelo arcebispo Dom Antônio Muniz percorreu a praia da Avenida.
Este ano, o trajeto feito há mais de 17 anos – o mesmo feito pelo papa João Paulo II, em 199, quando veio a Maceió – foi modificado. Antes o cortejo saia da Catedral Metropolitana e seguia pela Rua Dois de Dezembro em direção à conhecida Praça da Cadeia, em frente ao Quartel da Polícia Militar.
O trânsito na região teve o seu percurso alterado pela SMTT que deslocou agentes de trânsito para controlar o fluxo de veículos na região onde passou a procissão.
O início das celebrações da padroeira teve início no último dia 17 com celebração eucarística. Hoje, a programação reservou quatro celebração eucarística. A última missa ocorrerá no Papodromo com a chegada da procissão.
O discurso do arcebispo Dom Muniz, durante a celebração na manhã, versou para a atenção e o cuidado dos fiéis para suas escolhas políticas. “O mundo e o fanatismo religioso matam em nome da religião e devemos ter cuidado com as escolhas neste ano político”, destacou.
Para a fiel Maria José, da Paroquia Nossa Senhora das Dores, a procissão é um momento de renovação da fé. “Estamos vivendo em um mundo tão violento, onde as pessoas só pensam em si, mas estaremos esperançosos em mudar o mundo a começar pela política, que estamos atenciosos”, destacou.