Categorias: Futebol

Flamengo leva susto, mas vence Figueirense e avança na Sul-Americana

Divulgação/Flamengo

Divulgação/Flamengo

Depois que a partida de ida terminou 4 a 2 para o Figueirense, o torcedor flamenguista ficou preocupado. Afinal, a equipe precisava reverter a grande vantagem construída pelo adversário no segundo jogo. Dito e feito. Nesta quarta-feira, os catarinenses até abriram o placar, mas o time rubro-negro contou com três golaços para vencer por 3 a 1, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), e avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Os visitantes abriram o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Rafael Silva, ex-Vasco, ganhou duas divididas de Rafael Vaz e Réver, saiu na cara de Muralha e bateu na saída do goleiro flamenguista. Na comemoração, ele tentou tirar a camisa e levou o amarelo, cartão que custaria caro demais pouco tempo depois.

Já aos 13, veio o empate dos cariocas. E que golaço. Everton tabelou com Gabriel e bateu com muita categoria de perna esquerda por cobertura, sem chances para Gatito Fernández.

Mais tarde, aos 25, o Flamengo marcou o segundo gol e virou o jogo novamente com uma pintura. O autor da vez foi Jorge. O jovem lateral-esquerdo tirou duas vezes da marcação e soltou uma bomba de fora da área. A bola foi no ângulo esquerdo do goleiro do Figueirense, sem qualquer chance de defesa.

Até aí, a classificação ainda era dos catarinenses. Foi então que aquele primeiro amarelo de Rafael Silva complicou de vez a vida dos visitantes. Aos 29 minutos, o atacante fez falta dura em Jorge e até se machucou no lance, mas recebeu o segundo cartão, consequentemente o vermelho, e deixou sua equipe desfalcada.

O time alvinegro até conseguiu resistir por um tempo com 10 jogadores em campo. Porém, o Flamengo continuou pressionando e fez o terceiro aos 26 minutos do segundo tempo. Adivinha? Também foi um golaço.

Fernandinho, que tinha entrado no lugar de Everton, recebeu pelo lado esquerdo, gingou para cima do marcador e encheu o pé. A bola bateu no travessão e morreu no fundo da rede. Gol da classificação.

Garantido nas oitavas de final da Sul-Americana, o time comandado por Zé Ricardo pega o vencedor do duelo entre Real Garcilado-PER e Palestino-CHI na sequência da competição. A ida, no Peru, terminou 2 a 2, enquanto a partida de volta só acontece no dia 15 de setembro.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 3 X 1 FIGUEIRENSE

Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Data: 31 de agosto de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Lamouroux (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e Dionisio Ruiz (Colômbia)
Público: 6.445 pagantes
Renda: R$ 274.200,00
Cartões amarelos: Leandro Damião, Gabriel e William Arão (Flamengo); Carlos Alberto e Renato (Figueirense)
Cartões vermelhos: Rafael Silva (Figueirense)
GOLS:
FLAMENGO: Everton, aos 13 minutos do primeiro tempo; Jorge, aos 25 minutos do primeiro tempo; Fernandinho, aos 26 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Rafael Silva, aos 5 minutos do primeiro tempo

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Rever e Jorge; Márcio Araújo (Alan Patrick), Willian Arão, Diego, Gabriel e Everton (Fernandinho); Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo

FIGUEIRENSE: Gatito Fernandez, Ayrton, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Ferrugem (Jefferson), Jackson Caucaia, Renato (Nirley) e Carlos Alberto (Gustavo Ermel); Rafael Moura e Rafael Silva. Técnico: Tuca Guimarães