Fernando Toledo e Cícero Amélio disputam vaga no TC

Fotos: ALEDeputados brigam por vaga no Tribunal de Contas de Alagoas

Deputados brigam por vaga no Tribunal de Contas de Alagoas

José de Melo Gomes, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL), que foi nomeado para o escritório de Alagoas em Brasília, já se afastou do cargo. A aposentadoria dele foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, dia 12. Com o afastamento de José de Melo, as atenções se voltam agora para a Assembléia Legislativa. Nos bastidores, comenta-se que o TC sempre foi como um “órgão extensor” da Casa Tavares Bastos, indicando parlamentares para ocupar o cargo de conselheiro.

Dois deputados estaduais entram na briga para ocupar a cadeira deixada por José de Melo. A vaga foi discutida antes mesmo da aposentadoria do conselheiro. Segundo foi apurado, a cadeira do Tribunal de Contas foi debatida nos acordos políticos que levaram o presidente Antônio Albuquerque (DEM) à presidência da Assembléia Legislativa. Albuquerque teria prometido que o próximo conselheiro seria o deputado e 1° secretário da Mesa Diretora, Cícero Amélio (PMN).

Em razão dos acordos, Cícero Amélio (PMN) é apontado como o favorito e ainda conta com o apoio da maioria dos deputados estaduais. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), deve respeitar a decisão que sair de dentro da Casa Tavares Bastos como uma forma de aproximar relações e reforçar a parceria com Antônio Albuquerque, eleito presidente com o apoio do tucano. No entanto, do outro lado da briga pela vaga no TC está Fernando Toledo (PSDB), correligionário de Teotonio. Fernando reivindica a vaga para sua esposa, a ex-deputada estadual Lucila Toledo.

Amélio – conforme informações de bastidores – segue favorito pela vaga, abrindo uma nova briga interna na Casa, que é pela 1° Secretaria. É o efeito cascata. O deputado estadual Marcos Barbosa (PPS) está de olho na Mesa Diretora. Porém, o apoio do grupo de Antônio Albuquerque, abre vaga para mais um deputado na Casa: no caso da saída de Cícero Amélio, assume Temóteo Correa.

Veja Mais

Deixe um comentário