Nesta sexta-feira, 09, às 11h, os bancários participam da primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) após a greve da categoria ter sido deflagrada na última terça-feira, 06. Dependendo da proposta dos banqueiros, a categoria poderá retorna às atividades na próxima segunda-feira, 12, ou continuar com o movimento grevista.
Segundo o Sindicato dos Bancários em Alagoas, este ano, a paralisação da categoria é considerada a maior da história em todo Brasil. Nesta quinta-feira, 08, terceiro dia de greve, 100% das agências bancárias (públicas e privadas) em Maceió estão fechadas.
Em todo o estado de Alagoas, das 243 agências bancárias existentes, mais de 80% já foram afetadas pelo movimento grevista. Ainda conforme o Sindicato, apenas algumas unidades do Bradesco no interior continuam em funcionamento.
Entre as reivindicações dos bancários estão: reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização, mais segurança, melhores condições de trabalho. A defesa do emprego também é prioridade, assim como a proteção das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.