Quase três meses. Ou 84 dias. Ou mais de duas mil horas.
Foi necessário um longo período, mas o Internacional finalmente voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, a equipe gaúcha bateu o Santos de virada, por 2 a 1, no Beira-Rio, em jogo válido pela 23ª rodada.
Ricardo Oliveira abriu o placar para os visitantes, mas Seijas e Aylon garantiram os três pontos aos comandados de Celso Roth.
A vitória, além de quebrar o jejum de 14 partidas sem ganhar na Série A, tirou o Inter da zona de rebaixamento. O time tem 27 pontos e, graças aos critérios de desempate, aparece na 15ª posição – Sport (16ª) e Figueirense (17ª, primeiro do Z4) têm a mesma pontuação, mas pior saldo de gols.
Já o Santos vê as equipes do G-4 se desgarrarem. O clube é o quinto, com 36 pontos, e está a quatro do Corinthians, quarto na tabela com 40. O time de Dorival Júnior ainda fecha uma sequência ruim contra clubes da parte inferior da classificação: além do revés para o Inter, o clube foi derrotado América-MG e Coritiba.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 16h. O Santos enfrentará o Corinthians, na Vila Belmiro. Já o Internacional visita o Atlético-PR, na Arena da Baixada.
GOLS
O Santos abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Vitor Bueno conseguiu roubar a bola no campo de ataque e passou para Ricardo Oliveira. O centroavante levou para o pé esquerdo e chutou firme para fazer 1 a 0. Foi o gol 300 da carreira do atacante.
O Inter empatou aos 42 minutos. Contratado pela equipe no meio do ano, o meia venezuelano Seijas recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou em Gustavo Henrique e “matou” Vanderlei: 1 a 1.
LUCAS LIMA EXPULSO
Um lance decisivo para o desfecho do jogo aconteceu aos 45 minutos do primeiro tempo. Lucas Lima foi cobrar escanteio e, no fim, saiu para deixar outro companheiro encarregado. A demora, no entanto, foi vista como “cera” pelo árbitro Rodrigo Batista Raposo, que amarelou o meia. Como já tinha um cartão no jogo, o camisa 10 recebeu o vermelho e foi expulso.
No banco de reservas, ele chorou de raiva.
VIRADA
O Inter conseguiu o gol da vitória aos 16 minutos da segunda etapa. Seijas cobrou escanteio, Valdivia desviou e Vanderlei espalmou para cima. Na volta, Aylon empurrou com o peito para balançar a rede. No fim, o jovem ainda foi essencial para salvar um gol quase certo do Santos e salvar a vitória dos gaúchos.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 2 x 1 SANTOS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 08 de setembro de 2016, quinta-feira
Horário: 21 horas (Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Público: 29.996 pagantes.
Renda: R$ 763.100,00
Cartões amarelos: Anselmo, Eduardo Henrique e Fabinho (Internacional); Gustavo Henrique, Ricardo Oliveira e Victor Ferraz (Santos).
Cartões vermelhos: Lucas Lima (Santos).
Gols:
SANTOS: Ricardo Oliveira, aos 27 do primeiro tempo.
INTERNACIONAL: Seijas, aos 41 minutos do primeiro tempo e Aylon, aos 16 minutos do segundo tempo.
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão (Eduardo), Ernando e Geferson; Anselmo (Eduardo Henrique), Fabinho, Seijas e Valdívia (Alex); Nico López e Aylon. Técnico: Celso Roth
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Rodrigão), Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Léo Cittadini (Jean Mota) e Lucas Lima; Vitor Bueno (Walterson), Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior