O Flamengo segue na grudado do Palmeiras na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta noite no Barradão o time carioca ganhou do Vitória, por 2 a 1, de virada, dentro do Barradão, em Salvador, na abertura da 24.ª rodada.
Com a quarta vitória consecutiva, o Flamengo chegou aos 36 pontos, igual ao time paulista que no domingo vai enfrentar o Grêmio, em baixa, na Arena do Grêmio, domingo a partir das 18h30. No momento, o verdão ainda lidera pelo saldo de gols: 19 a 8.
Pior mesmo é a situação do Vitória que continua na zona do rebaixamento, com 26 pontos, em 18.º lugar. Sofreu sua quarta derrotas nos últimos seis jogos. Não vai sair da degola nesta rodada, porque o Figueirense, em 17.º, tem 27 pontos e o Santa Cruz, penúltimo colocado, está com 20 pontos, em penúltimo lugar. O lanterna é o América Mineiro, com 13.
VELHO FREGUÊS
O Vitória já esteve na zona do rebaixamento três vezes. Agora quer se afastar dela. O seu aproveitamento em casa é de 58% em 11 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas – para Santos e Chapecoense.
Mas o time baiano é um velho freguês do Flamengo. Em dez confrontos foram cinco vitórias do time carioca, quatro empates e somente uma derrota. No primeiro turno, em Volta Redonda, o Flamengo ganhou por 1 a 0 com gol de Felipe Elizeu.
AS MUDANÇAS
Os dois times mudaram para vencer, armados no esquema 4-3-3. O Vitória começou com o jovem Caíque no gol no lugar de Fernando Miguel. A troca, segundo o técnico Vágner Mancini, é por opção técnica “apesar do peso que o Fernando tem no grupo”.
No meio campo entrou Serginho “para marcar e ter um bom passe” e no ataque a estreia de Zé Love, um eterno enganador, ex-Avaí, Santos entre outros e que estava no futebol árabe, mas que segundo o técnico ”traz novo ânimo e pode se dar bem na frente com Kieza”.
No Flamengo, as principais novidades no ataque. Leandro Damião foi mantido com Paolo Guerrero no banco. O técnico Zé Ricardo justificou que Guerrero ficou duas semanas na seleção peruana e só fez um treino com o grupo.
E a permanência de Fernandinho, aquele mesmo revelado pelo Grêmio Barueri na fase de ouro e que passou por São Paulo e Atlético Mineiro. É um jogador veloz, porém, limitado taticamente. Mas fez dois gols importantes nos últimos jogos e está com moral.
NA PRESSÃO
Aos quatro minutos saiu a primeira chance do time baiano, num chute de longe de Serginho. A bola saiu forte e Alex Murulha deu rebote que quase caiu nos pés de Kieza. A bola ficou do lado esquerdo de onde saiu o cruzamento, mas Kieza de corpo mandou para fora. A torcida se animou nas arquibancadas.
Mas o time carioca também chegou com perigo na frente. Aos 14 minutos Leandro Damião recebeu pelo lado direito e bateu forte. Caíque defendeu em dois tempos. Dois minutos depois após o levantamento que saiu do lado esquerdo, o zagueiro Kanu furou e atrapalhou Caíque que ainda desviou a bola para escanteio. Que perigo!
O Vitória saiu na frente aos 21 minutos. Quis o destino com o estreante Zé Love. Ele esticou a perna na área após o chute errado de Diego Renan que virou cruzamento do lado esquerdo. A bola entrou no canto esquerdo de Alex Murulha, que se chocou com o atacante.
PRA MAMÃE !
No intervalo ele dedicou o gol para a mãe, “dona” Júlia.
“É aniversário dele. Parabéns, mãe!” – disse ao microfone da Sportv.
O Flamengo não desistiu e manteve o ritmo forte. O gol foi ficando maduro e aos 38 minutos, após cruzamento de Pará o atacante Leandro Damião desviou de cabeça e a bola tirou tinta da trave direita.
O empate foi num lance parecido. Pará tabelou com Wiliam Arão e foi até a linha de fundo. O cruzamento saiu alto. Enquanto a defesa se preocupava com Damião, Fernandinho apareceu bem na pequena área e testou no ângulo.
MAIS VELOCIDADE
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Mas o Vitória tentando impor mais velocidade para pressionar e buscar o gol. Se a intenção era boa, na prática não funcionou. Isso deu espaços para o time carioca que tocava a bola com consciência. esta forma saiu o gol da virada, aos 14 minutos.
Gabriel deu a bola para o meia Diego e recebeu na medida já dentro da área. Ele bateu de primeira, quase em cima de Caíque e saiu para festejar o gol. Aos 17 minutos, quase Damião deixou o dele. Após cruzamento de Diego, de novo, Damião desviou de cabeça, o Caíque ainda tocou na bola que explodiu no travessão. Momento ruim para o time baiano, que sentiu a virada.
AS TROCAS
O técnico Vagner Mancini tentou melhorar o Vitória com duas trocas. Colocou Vander no lugar do apagado Marinho e depois pôs Flávio no lugar de Serginho. Isso antes dos 20 minutos.Do lado carioca, saiu Fernandinho para a entrada de Alan Patrick.
Aos 21 minutos, Vander arriscou de longe com um chute forte e Muralha espalmou. A situação ficou complicada aos 27 minutos com a expulsão de Diego Renan. Ele já tinha recebido o cartão amarelo por dar um carrinho em Diego e recebeu o segundo amarelo por impedir o contra-ataque de Gabriel.
CAÍQUE EVITOU O PIOR
Mas quem teve as melhores chances foi mesmo o rubro-negro do Rio de Janeiro. Aos 34 minutos, Damião avançou pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou em cima de Caíque que fez grande defesa. O garoto ainda no mesmo minuto fez outra defesa espetacular. Após escanteio, o zagueiro Réver cabeceou e o goleiro evitou o gol com um tapinha.
O segundo tempo foi disputado debaixo de muita chuva. Perto dos 35 minutos a torcida baiana começou a deixar o estádio e também a protestar. O principal alvo foi o técnico Vágner Mancini, recordista como técnico no Vitória, com 113 partidas no Brasileiro.
“Ei, Mancini, vai tomar no c…” – gritava a torcida, desesperada com seu time.
Aos 40 minutos, Alan Patrick chutou forte de fora da área e Caíque espalmou de novo. Depois disso, o Vitória não chegou mais ao ataque.
PRÓXIMOS JOGOS
Na quarta-feira à noite, a partir das 21h45, os dois times voltam a campo. O Vitória fará um duelo contra o rebaixamento diante do Internacional, em Porto Alegre (RS). O Flamengo fará um duelo direto pela liderança contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
|
Fase
Rodada
Data
Horário
Local
Árbitro
Renda
Assistentes
Público
Cartões Amarelos
Cartões Vermelhos
Gols
Vitória-BA
Diogo Matheus, Ramon, Kanu e Diego Renan;
Willian Farias, Serginho (Flávio) e Cárdenas;
Marinho (Vander), Kieza (Euller) e Zé Love
Flamengo-RJ
Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge;
Márcio Araújo, Willian Arão e Diego (Mancuello);
Gabriel (Marcelo Cirrino), Leandro Damião e Fernandinho (Alan Patrick)