Gustavo Pessoa fala em investimento ‘pesado’ no transporte público

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)DSC_0010

O candidato à Prefeitura de Maceió, Gustavo Pessoa (PSOL), defendeu, durante sabatina realizada pela Fecomércio-AL, na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Senac, no Poço, que o transporte público será prioridade na sua gestão. O candidato chegou a citar que mantém contato frequente com cicloativistas e que pretende investir “pesado” em alternativas para o trânsito com foco no uso de bicicletas, além de desestimular o transporte individual.

A resposta foi dada a uma das perguntas propostas pelos comerciários e que tinha como tema a mobilidade urbana e a violência registrada em coletivos de Maceió. Assim, Pessoa adotou uma postura de crítica a atual administração do prefeito Rui Palmeira (PSDB), no que considera como limitada o investimento de somente “pintar avenidas”.

“Em primeiro lugar eu queria deixar claro que o transporte público será prioridade da minha gestão. Aquilo que se vendeu como a revolução da mobilidade urbana em Maceió, com todo respeito, se limitou ao gesto de pintar avenidas. Ainda assim, sem ignorar a importância que isso pode ter tido, avançamos muito pouco. Inclusive nesse processo licitatório de ônibus nos foi oferecido os mesmos problemas dos quais já estávamos convivendo”, ataca Pessoa.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)DSC_0011

Ainda segundo o candidato, não cabe mais à atual gestão adotar o “discurso cômodo” de que existe uma crise econômica no Brasil e que não possui condições de investir nesse setor. O candidato disse que falta aos gestores mais vontade política. “Não cabe aqui mais o discurso cômodo de que enfrentamos uma crise econômica, de fato enfrentamos, mas essa não pode ser a vacina para que eu possa me desobrigar dos problemas da cidade”, disse.

Como alternativa aos constantes entraves urbanos, Pessoa disse que se for eleito como prefeito, irá estabelecer diálogos permanentes com a comunidade. “Se gasta muito com propaganda para uma parte da cidade que é desconhecida por grande parte da população. Temos que reorientar essas verbas publicitárias para convidar a população a se engajar e participar de fato das soluções”, disse.

Para o candidato, a sua proposta de governo visa dobrar a malha da rede cicloviária de 40 quilômetros para 80 quilômetros até o final da gestão. “Assumi um compromisso recente com cicloativistas que militam na questão do uso da bicicleta para que possamos dobrar a malha viária que hoje é de 40 quilômetros, nesses quatro anos de gestão. Não é o ideal, o ideal seria 200 quilômetros, mas quero fechar com pelo menos 100 quilômetros em minha gestão.”

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