Gabriel Jesus. Foi ele o herói do Palmeiras na noite desta quarta-feira. O time alviverde perdia a “decisão antecipada” do Brasileirão para o Flamengo até os 37 minutos do segundo tempo, quando o camisa 33 apareceu, estufou a rede rubro-negra e deixou tudo igual: 1 a 1.
O resultado manteve o Palmeiras na liderança da Série A, agora com 48 pontos. Um a mais que o Flamengo, ainda na segunda colocação, mas na cola do rival alviverde.
O time rubro-negro teve Márcio Araújo expulso aos 39 minutos do primeiro tempo do duelo desta quarta. Mesmo assim, se superou e abriu o placar aos 16 da etapa final, com Alan Patrick. Só não conseguiu segurar a vantagem até o apito final.
E o gol de Gabriel Jesus veio minutos depois de o jovem atacante receber um cartão amarelo que lhe tira do clássico do próximo sábado, contra o Corinthians, às 16h, em Itaquera.
O Fla, por sua vez, volta a campo no domingo, contra o Figueirense, no Pacaembu.
O Allianz Parque não recebeu torcida visitante por conta de punição imposta à torcida rubro-negra por briga em Brasília, mesmo motivo que deixou o setor destinado às organizadas palmeirenses completamente vazio nesta quarta. O público total foi de 32.885 pessoas.
O jogo no Allianz Parque
O primeiro tempo foi nervoso do começo ao fim na “decisão” antecipada do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo teve um início superior, sufocando o Palmeiras no campo de defesa e arriscando nas bolas cruzadas. Não conseguiu, contudo, nenhuma grande chance de gol.
O time da casa equilibrou a posse de bola no meio do campo na sequência. E passou a explorar as jogadas de velocidade, com Roger Guedes e Gabriel Jesus.
O principal momento da etapa inicial ocorreu com um ex-palmeirense: Márcio Araújo. O volante abusou das faltas e acabou expulso após levar o segundo cartão amarelo, depois de falta em Gabriel.
Aí, o técnico Zé Ricardo preferiu não correr riscos: sacou o meia Diego e mandou Cuéllar a campo, para equilibrar a marcação em cima do ataque do Palmeiras, mesmo com um homem a menos.
Aos 42 minutos, o Palmeiras quase abriu o placar. Réver saiu jogando mal, Gabriel Jesus desarmou pelo lado esquerdo do ataque, invadiu a área e chutou em cima de Alex Muralha, desperdiçando a maior oportunidade até então.
Na etapa final, a tática flamenguista de buscar o contra-ataque com um jogador a menos deu certo.
Aos 16 minutos, Alan Patrick entrou na vaga de Gabriel. Segundos depois, o meia recebeu sozinho de Everton e bateu colocado para deixar o time rubro-negro na frente no Allianz Parque.
O gol fez o Allianz se calar. E o time alviverde sentiu. Esbarrou então na forte marcação flamenguista, que quase durou até o fim do confronto. Quase, pois Gabriel Jesus estava em campo.
Aos 37 minutos, o camisa 33 recebeu a bola na entrada da área, cortou para o lado e bateu rasteiro, no cantinho de Muralha. Para explosão do Allianz Parque e também para manter o Palmeiras na liderança do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 1 FLAMENGO
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 14 de setembro de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público: 32.885 pessoas
Renda: R$ 2.289.325,68
Cartões amarelos: Vitor Hugo e Gabriel Jesus (Palmeiras); Márcio Araújo (Flamengo)
Cartão vermelho: Márcio Araújo (Flamengo)
Gols: PALMEIRAS: Gabriel Jesus, aos 37 minutos do segundo tempo; FLAMENGO: Alan Patrick, aos 17 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Barrios), Tchê Tchê (Rafael Marques) e Moisés; Roger Guedes (Cleiton Xavier), Dudu e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca
FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego (Cuéllar) e Everton (Marcelo Cirino); Gabriel (Alan Patrick) e Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo