Com uma atuação inspirada do atacante Leandrinho, que balançou as redes três vezes, o Brasil garantiu seu lugar no pódio no torneio de futebol de 7 dos Jogos Rio 2016. Nesta sexta (16), a equipe derrotou os Países Baixos por 3 a 1 e terminou em terceiro lugar no Estádio de Deodoro.
Esta é a terceira medalha da equipe nos Jogos Paralímpicos. Antes do Rio 2016, o Brasil conquistou a prata em Atenas 2004 e o bronze em Sydney 2000.
“Essa medalha vale muito para nós. Foi um ano complicado e temos que fazer muitos sacrifícios para estar aqui. O esporte, infelizmente, ainda não é a principal fonte de renda de nenhum de nós. Mas tudo vale a pena por esse momento, agora é hora de comemorar”, comentou Leandrinho.
Sem mostrar abatimento pela derrota sofrida na semifinal, o Brasil abriu o placar na disputa pelo bronze em seu primeiro ataque, em conclusão de perna esquerda de Leandrinho. Na segunda etapa, aos 19, o atacante marcou novamente, desta vez em chute colocado da entrada da área.
Cinco minutos depois, os Países Baixos descontaram com Jeroen Schuitert, mas o goleador brasileiro marcou mais um aos 26 para garantir a vitória brasileira.
A disputa pelo ouro acontece nesta sexta, às 17h, e reúne Ucrânia e Irã.