Como parte da agenda comemorativa dos 25 anos de criação das Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, o Brasil vai sediar o primeiro Seminário Internacional de Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera, trazendo a Maceió, representantes de diversos países em discussão sobre práticas produtivas sustentáveis em Reservas da Biosfera (RB). O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2016, com atividades na Casa da Indústria, no Hotel Marinas e na Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem.
As discussões do seminário giram em torno de “Uma Aliança pela Conservação do Patrimônio Natural e Cultural”, de forma a estimular o intercâmbio de experiências e iniciativas sustentáveis de empresas inseridas em Reservas de Biosfera Iberoamericanas. Aborda também o reconhecimento dos avanços e da importância do desenvolvimento de práticas produtivas inovadoras e sustentáveis por várias empresas incluídas em territórios de RB.
Além de ceder espaço para as atividades do Seminário, a Braskem também vai participar do painel ‘Práticas Sustentáveis da Industria Extrativa em Reservas da Biosfera’ no dia 27 de setembro, às 10h30, no Hotel Marinas, na Jatiúca. O gerente de Marketing e Relações Institucionais da empresa, Milton Pradines, estará ao lado de João Teixeira (Natura), Robert Theobald (Petrobras) e Stefanie Lizmeier (Votorantim Cimentos) para falar de boas práticas no sistema produtivo brasileiro e apresenta-las à comunidade internacional.
O Cinturão Verde, ele mesmo um posto avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, vai receber a Reunião do Bureau da RB Mata Atlântica (RBMA) e a Oficina para Artesãos – Programa Mercado Mata Atlântica/RBMA destinados a membros e convidados do encontro.
O Seminário é uma realização da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do Governo do Estado de Alagoas, Secretaria Nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Fundación ProYungas-Argentina e do programa “O Homem e a Biosfera (MAB)” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e conta com o apoio da Braskem. O encontro foi definido durante o IV Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, realizado em março de 2015 na cidade de Lima, Peru, com a presença de 120 países.
Ao fim do evento, pretende-se elaborar o documento “Declaração de Alagoas: Aliança de Empresas e Reservas de Biosfera para a Conservação do Patrimônio Natural e Cultural”.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.