O futebol holandês será pioneiro no teste do uso de vídeo na arbitragem, que está sendo chamado de auxiliar de vídeo pela Fifa. Na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, o jogo entre Ajax e Willem II pela Copa da Holanda terá o árbitro Danny Makkelie auxiliado por Dan van Boekel como auxiliar de vídeo.
No dia seguinte, outro jogo da Copa da Holanda, Feynoord x Oss, terá os papéis invertidos. Can van Boekel será o árbitro principal, auxiliado por Danny Makkelie como auxiliar de vídeo. Será a primeira vez que o uso do recurso acontecerá em uma partida oficial.
O árbitro principal e o auxiliar de vídeo ficarão em contato durante o jogo através de um rádio comunicador. O auxiliar de vídeo pode ajudar o árbitro principal em situações-chave do jogo, como a marcação de pênaltis, cartões vermelhos ou gols que foram marcados em impedimento.
“Esta é uma notícia fantástica”, afirmou Gijs de Jong, diretor de operações da KNVB, a Federação de Futebol da Holanda. “Nós nos dedicamos desde 2011 para introduzir o auxiliar de vídeo no futebol. Primeiro, desenvolvemos a tecnologia e com um intenso lobby internacional. Nós fizemos isso porque nós queremos tornar o jogo mais justo e porque queremos ajudar o árbitro nesta difícil tarefa. Ter isto agora e ser o primeiro país a fazer este teste no mundo é algo que nos deixa muito orgulhosos e é um grande elogio às pessoas que trabalharam por isso na KNVB”, disse ainda o dirigente.
A escolha por fazer o teste em um jogo de Copa é para não influenciar a posição dos times em um campeonato na liga, inclusive times que não estejam em campo. A escolha dos dois jogos foi porque há experiências anteriores nos dois estádios. A estrutura necessária e câmeras de TV necessárias estão nestes estádios e disponíveis. A KNVB espera fazer mais testes em outras fases da Copa da Holanda.
Vale lembrar que o auxiliar de vídeo não tem poder de decisão. Assim como os auxiliares que correm ao lado do campo, eles estão ali para auxiliar o árbitro principal na tomada de decisão em situações importantes do jogo, como as definidas anteriormente (pênaltis, cartões vermelhos, gols que forem marcados de forma irregular, por exemplo).
Em março a Fifa decidiu aprovar o uso do auxiliar de vídeo. O primeiro teste aconteceu no dia 1º de setembro, no amistoso entre Itália e França em Bari. Björn Kuipers foi o árbitro naquela partida e Danny Makkelie foi o auxiliar de vídeo. A Fifa escolheu a Holanda para fazer o primeiro teste em um jogo oficial porque a KNVB é uma pioneira no uso de vídeo na arbitragem.
É, sem dúvida alguma, uma inovação e esperamos que seja um sucesso. Está mais do que na hora de fazer uso de vídeo no futebol, especialmente no futebol do mais alto nível, onde não falta dinheiro.