A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (26), os 37 novos profissionais do 12º Clico do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A ação ocorreu no auditório do Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.
Os novos profissionais do programa irão atuar em 20 municípios do Estado. Os Programas Mais Médicos e o Provab tiveram início em 2013. Segundo a coordenadora estadual, Ivana Pitta, eles têm como meta o fortalecimento da Atenção Primária, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por resolver cerca de 80% dos problemas de saúde.
De acordo com Ivana Pitta, o Mais Médico e o Provab irão atender a carência de médicos nos 20 municípios em que os profissionais irão atuar. “Os 37 médicos irão unir forças com os outros 174 profissionais que já fazem parte dos programas e irão preencher a lacuna da falta de médicos do Sertão até a Zona da Mata do Estado”, salientou.
A coordenadora do Mais Médicos em Alagoas salientou que o acolhimento feito pela Sesau serviu para que esses novos profissionais saibam a situação que irão encontrar nos municípios para os quais foram designados. “O acolhimento também foi importante para evidenciar quais as responsabilidades dos médicos e das Secretarias Municipais de Saúde”, evidenciou.
Expectativa – A nova integrante do Programa Mais Médicos em Alagoas, médica Helena Quintela, falou sobre a oportunidade de trabalhar junto à população do município de São Sebastião, na região Agreste de Alagoas. “Antes de entrar para o Mais Médicos, passei um ano no Provab em São Sebastião e pretendo continuar aprendendo com os profissionais que trabalham de forma integral na Atenção Básica, realizando o acompanhamento da própria comunidade local, que gira entorno de 750 famílias”, disse a médica.
Provab – O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) prevê a especialização em Saúde da Família para os médicos por um período de 12 meses. O curso conta com atividades práticas na Atenção Básica sob supervisão de Instituições de Ensino Superior e acompanhamento dos gestores locais.