O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro esclarece à comunidade que a avaliação da escola no Enem 2015 não foi divulgada pelo Ministério da Educação. O Campus foi a escola pública mais bem classificada de Alagoas no exame em 2014, seguido por outros campi do instituto, assim como acontece na maioria dos estados brasileiros. Apesar do ótimo desempenho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu que, neste ano, não incluiria as escolas da rede federal no resultado oficial.
Ausência de resultados da Rede Federal no Enem 2015
Em Alagoas, por motivo desconhecido, apenas o Campus Penedo aparece na lista divulgada pelo órgão, com o melhor desempenho entre as escolas públicas do estado. O resultado comprova a qualidade do Ensino Médio da rede federal e reforça a indignação sobre a decisão do Inep, como já foi exposto pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Ontem (5), o Inep divulgou nota admitindo “equívoco” na interpretação da lei e afirmou que vai processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgá-los “tão logo seja possível”. O Campus Marechal Deodoro, assim como outros campi do Ifal e da rede federal em todo o país, aguarda a divulgação dos resultados para fazer as avaliações internas pertinentes e continuar oferecendo Ensino Médio e Técnico de qualidade aos seus alunos.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro
Veja a nota divulgada pelo Conif:
A ausência dos Institutos Federais no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, divulgado nesta terça-feira, 4/10, causou indignação ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Para buscar um esclarecimento, o Conif oficiou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma solicitação de reunião.
De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. “As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.
No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.