O Tribunal do Júri condenou, nesta quarta-feira (19), em Penedo, o réu Willams Ferreira da Silva, vulgo “Galego Carroceiro”, por ter matado José Ailton dos Santos, com uma facada, em março de 2011, no Povoado Campo Redondo, no município ribeirinho. A pena foi definida em 17 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.
O julgamento foi conduzido pelo juiz Antônio Rafael Wanderley Casado, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo. De acordo com a acusação, José Ailton estava ingerindo bebida alcoólica na companhia de amigos, quando foi importunado por Willams, que insistia em lhe oferecer a sua cachaça. Diante da negativa da vítima, Willams desferiu um golpe de faca.
“As consequências do crime são graves, tendo em vista que a vítima deixou três filhos menores sem o devido amparo afetivo; não houve qualquer comportamento da vítima a influenciar à prática do delito”, afirmou o juiz na sentença.
O crime foi considerado homicídio duplamente qualificado, devido ao motivo fútil e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.
Foi concedido ao réu o direito de recorrer em liberdade. De acordo com o juiz Antônio Wanderley, não havia motivos para decretar a prisão de imediato.
Matéria referente ao processo nº 0000320-86.2011.8.02.0049