O Governo do Estado quer mudar a ‘cara’ dos municípios alagoanos levando uma melhora infraestrutura às cidades, melhorando a autoestima de seus moradores, por meio do Pró-Estrada. O programa está em 16 municípios, sendo que no Agreste e Sertão, as obras estão mudando consideravelmente o cenário de antigo abandono de gestões estaduais passadas.
A rodovia AL-482, no município de Coité do Nóia, está sendo totalmente restaurada. Dos 6,4 quilômetros de estrada, 70% já foram concluídos e a previsão de término da obra é de 10 dias. No local, parte do pavimento precisou ser reconstruída, devido à situação de deterioração em que se encontrava.
Em Minador do Negrão, no Sertão, a situação da AL-490 era similar. Mas com os serviços do Pró-Estrada, 10 quilômetros serão restaurados e a população que utiliza a via poderá usufruir de maior segurança no tráfego. Do total do trecho, 10% já foram finalizados, e a obra deve ser entregue à população em 30 dias.
O trecho de 6,7 quilômetros que liga o município de Maravilha à BR-316 também está passando por serviços de restauração e será concluído nos próximos dias. A restauração dos 6 quilômetros de estrada que conectam Inhapi à BR-423 é outro fruto do Pró-Estrada e deve ser finalizada em 15 dias.
Por meio de uma nova atitude, o Governo de Alagoas muda a realidade de municípios como Campo Grande, por exemplo, onde vai deixar de ser “fim de linha”, como disse o governador Renan Filho, e passa a ser rota do desenvolvimento com a recuperação da rodovia que corta a cidade, com destino a Olho D’Água Grande.
Para o secretário de Estado do Transporte e Mobilidade Urbana, Mosart Amaral, “o Pró-Estada é fruto de um compromisso do Governo do Estado em levar o desenvolvimento para toda Alagoas de forma integrada.
“Recuperar e reconstruir essas estradas e trechos urbanos significa promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado. É importante ressaltar o esforço do governador Renan Filho em dar encaminhamento a esses serviços, mesmo em um cenário de crise em todo o país”, ressalta Amaral.