Neste mês de novembro, Alagoas irá sediar um evento com participação de grandes especialistas nacionais e internacionais na área de mudanças climáticas, tecnologias sociais, desenvolvimento sustentável e outras áreas de estudo que podem ajudar a melhorar qualidade de vida dos moradores do sertão brasileiro. A terceira edição do “Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido” acontece entre os dias 03 e 04 de novembro, em Piranhas (AL).
Por conta da intensificação de extremos climáticos e um severo processo de desmatamento da vegetação local, hoje, 11 mil quilômetros quadrados do semiárido brasileiro são considerados áreas em estado avançado de desertificação. Ou seja, são territórios com baixíssimos porcentuais de pluviosidade e elevadíssimas temperaturas, em que é comum a salinização do solo e da água. Por isso, especialistas defendem a construção de novos modelos econômicos que levem em consideração a preservação da caatinga para evitar o avanço desse processo e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de desenvolvimento.
Local: Centro Xingó de Convivência com o Semiárido – Piranhas (AL)
Para quem não puder participar, todas as palestras serão gravadas e disponibilizadas no site do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.