Zelodaro Come Pano é o mais novo rebento do talentoso e polivalente escritor e professor emérito da UFAL- Luiz Sávio de Almeida. A DitealL – Diretoria dos Teatros de Alagoas- convidou o Grupo Cena Livre para comemorar os 44 anos de fundação do Teatro de Arena, em 14 de julho.
A peça é um contundente embate entre o Autor (representando o poder das palavras) e Zelodaro (sempre manipulado – “Que poder mágico tem o Autor?…”). Zelodaro Come Pano e Gogó de Aço realmente existiram nas ruas de Penedo e nunca saíram da cabeça do autor. Eles encontram-se e amam-se enquanto uma cadeira balança como se fosse o pêndulo de um relógio, marcando o tempo da morte, o ir e vir constante de Zelodaro nas mãos de um destino que não tem. Procura a vida e somente encontra a morte na tensão que se desenvolve entre ele, a personagem e o Autor. Há lances de comédia e teatro do absurdo, com Braga se desdobrando também em personagens que passeiam pela narrativa não-linear.
Ana Sofia de Oliveira , que dirigiu o espetáculo,trabalha há 27 anos como atriz e produtora, já tendo participado de montagens do mesmo autor, como “Igreja Verde” e “É Lampa…É Lampião!”. Já escreveu três peças para crianças: “O Mistério da Fonte Milagrosa”, “O Último Mutum-de-Alagoas” e “O Meu Saci Pererê”. Ao longo desse tempo fêz assistência de direção de vários espetáculos, sendo o último “O Diário de Anne Frank”.
Em parceria com Sávio de Almeida, ela dissecou o texto, através de algumas reuniões, descobrindo o rico território poético-absurdo do personagem. Absorveu a prosa lírica do autor e adequou o texto para o palco elaborando uma escrita cênica ritmada pela agilidade com momentos de pura poesia.
Mauro Braga, o intérprete e experiente ator, agradece o triplo presente: “ Além do aniversário do Arena, que fêz 44 anos, sinto-me orgulhoso, mais uma vez trabalhando com Sávio e suas histórias geniais e sendo dirigido, integralmente, por Ana Sofia, minha companheira de vida e de palco. Ela cuidou de mim, da voz, do corpo, dos movimentos e interagiu em todos os setores que envolveram a montagem. “
Como ator os trabalhos de destaque de Mauro foram “Esperando Godot” (SP), “Vivaldino, Criado de Dois Patrões” (RJ), “Hello Boy”, “Mirandolina” (AL). Adaptou e dirigiu “O Diário de Anne Frank” e foi visto recentemente na novela “ Velho Chico”, como um perito criminal.
Completam a equipe: Macleim (Trilha Sonora Original,com arranjos de Luís Martins e o Quarteto Arcanjelo, composto por Júnior Oliveira, David Coimbra, Olívio Fernandes e Felipe de Alencar), Márcia Normande (figurinos e adereços), Caio R.O.B (vídeo-arte e cartaz), Edner Careca (Iluminação), Rilton Costa (Sonoplastia).
Além do patrocínio da DITEAL, o espetáculo recebeu apoio das empresas Ao Pharmacêutico, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Colégio Contato, Sarah’s Esfihas e Colégio Marista de Maceió.
S E R V I Ç O:
Espetáculo: Zelodaro Come Pano
Quando: Dia 6 de Novembro (domingo)
Hora: 20 hs.
Grupo: Cena Livre
Ingressos: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia entrada)
Pontos de Venda: Teatro Deodoro
INFO : 9-8805-6641 e 9.9912-6290