Outubro foi marcado pela campanha de conscientização contra o câncer de mama, porém, os cuidados com a saúde devem ser contínuos. Desta forma, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) encaminhou, no sábado (5), doze reeducandas para realizarem exames de mamografia na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
A gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital, explica que a seleção das custodiadas ocorreu seguindo as recomendações da mastologista Drª Yana Vasconcelos, como idade e histórico familiar. A médica realizou uma palestra no sistema prisional durante a campanha do Outubro rosa, onde tirou dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamentos da doença.
“Fizemos um levantamento e constatamos que 27 mulheres se enquadram no grupo de risco, ou seja, mulheres com mais de 40 anos ou com histórico familiar. Essas reeducandas serão priorizadas, mas caso surjam novas pessoas que atendam esse perfil, vamos providenciar novas marcações”, afirmou a gestora.
Atualmente, o sistema prisional conta com o sistema de regulação de marcação de consultas do município e possui parceria com diversas instituições, oferecendo atendimento da rede de média e alta complexidade para atender a população carcerária.
Eliane Nunes Rozendo tem 47 anos e é umas das mulheres beneficiadas com o exame. Para ela, a prevenção é muito importante. “Gostamos muito das palestras do Outubro Rosa, aprendemos muita coisa, como, por exemplo, realizar o autoexame. Fazer a mamografia é muito importante, pois a gente precisa saber como está nossa saúde”, disse. A custodiada explica que é a segunda vez que realiza o exame na unidade. “Aqui tenho a oportunidade de cuidar da minha saúde”, concluiu.
No próximo sábado (12), um novo grupo de reeducandas realizará o exame.