Escolas estaduais da Alta Maceió expõem experiências exitosas no Ideb

Conquista é decorrente de bons projetos, planejamento pedagógico, parceria com a comunidade escolar, entre outras ações

Agência AlagoasEscolas estaduais da Alta Maceió expõem experiências exitosas no Ideb

Escolas estaduais da Alta Maceió expõem experiências exitosas no Ideb

As escolas estaduais que compõem a 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) apresentaram, nessa terça-feira (8), as experiências que renderam resultados exitosos na edição 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A apresentação fez parte das atividades do projeto ‘Café com Letras: Rumo ao Ideb’, realizado no Teatro Linda Mascarenhas, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

As exposições ficaram por conta das escolas Araujo Dória, Santa Tereza D’Ávila, Freitas Neto, Rotary, Benedita de Castro Lima e Dom Pedro II. O evento contou ainda com a apresentação do grupo de teatro da Escola Estadual Moreira e Silva e da dupla de professores Damiana e Sidney.

A gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, diz que a iniciativa visa reconhecer e socializar as boas práticas pedagógicas implantadas pelas escolas estaduais.

“Não existe fórmula para se alcançar um bom resultado no Ideb. Essa conquista é decorrente de bons projetos, planejamento pedagógico, parceria com a comunidade escolar, entre outras ações. Promovemos o encontro para disseminar estes projetos e permitir uma troca de experiências entre as unidades de ensino da rede. A ideia é que a iniciativa possa inspirar outras instituições, de forma que estas adotem e adaptem estas ações para a sua realidade”, destaca Mônica Sarmento.

Equipe coesa

Cristiane Souza e Maria Célia Martim são diretoras das escolas estaduais Santa Tereza D’Ávila, localizada no bairro de Santo Amaro, e Rotary, no Tabuleiro do Martins. Além de terem superado o Ideb estimado para 2015, ambas têm em comum uma equipe unida e o fortalecimento dos Laboratórios de Aprendizagem para sanar dúvidas em Matemática e Língua Portuguesa.

Com 225 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Escola Santa Tereza D’Ávila registrou um Ideb de 5.6 em 2015, meta que só era esperada para 2019.

“Ficamos muito felizes com o resultado, ao qual atribuímos a união da equipe, os Laboratórios de Aprendizagem e o acompanhamento pedagógico, em parceria com a Gere, além do atendimento nas salas de recursos para alunos com deficiência. Nossos professores também são muito criativos e sempre procuram trabalhar seus projetos de forma lúdica”, conta Cristiane.

Com o Ideb de 5.0 entre os alunos do 6º ao 9º ano, a Escola Rotary, no Tabuleiro do Martins, conta com 645 estudantes matriculados e obteve, em 2015, o índice previsto para 2017.

“Temos uma integração muito forte com a comunidade escolar e fazemos questão de sempre ouvir nossos alunos, saber o que eles almejam. Também temos uma equipe muita unida e registramos bons resultados com os Laboratórios de Aprendizagem”, revela Maria Célia.

Em Arapiraca

Na quinta-feira (10), em Arapiraca, será a vez das escolas da rede estadual e municipais ligadas à 5ª Gere socializarem suas experiências exitosas no Ideb. O evento acontecerá no Centro Educacional Santa Cecília, a partir das 8h30.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário