Três trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do 8º e 9º ano da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) estão sendo apresentados durante a Mostra Sesi de Ciências e Engenharia, que ocorre em Brasília-DF. A iniciativa, que transforma os alunos em verdadeiros cientistas, faz parte da programação da Olimpíada do Conhecimento, que segue até domingo próximo.
Alunos do Sesi/AL apresentam trabalhos científicos durante Mostra nacional
Os projetos selecionados na etapa estadual, realizada em outubro, para participar da etapa nacional, foram as “Placas em Braille”, que visam a melhorar a acessibilidade para cegos; o “HERO app”, aplicativo para Android que monitora e controla o tempo de uso saudável do celular; e a Lixa Sugadora Magnética (Lisuma), que aspira e armazena o pó gerado pelo atrito entre a lixa e superfície lixada.
“Nossos alunos estão encantados com o evento e seguros nas apresentações. Em Maceió, eles receberam treinamento e foram orientados por profissionais como psicólogos, que os ajudaram a controlar a ansiedade. Estamos competindo de igual para igual com os outros estados”, afirmou a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy.
“A Mostra Sesi de Ciências e Engenharia é muito importante para ganharmos conhecimento e melhorar a aprendizagem, além de ressaltar o trabalho em equipe. É uma chance de crescermos em outros lugares e de fazer novas amizades”, destacou o aluno do 8º ano Leonardo Rafael, de 12 anos, membro da equipe que desenvolveu o projeto Lisuma.
A Mostra, realizada com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis LSI-TEC, foi adotada inicialmente por escolas da Rede Sesi de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o intuito de estimular a prática da pesquisa científica em sala de aula. Cada equipe é formada por até três alunos que, com suporte de um orientador, foram responsáveis por colocar a mão na massa e realizar todo o projeto desde a concepção à montagem dos protótipos.
Avaliação
Durante a Olimpíada do Conhecimento, os alunos Elissandra Santana, Nicolas Evilásio e Walter Winicius, do curso técnico em Logística da Escola Sesi Senai-Ebep de Maceió, fazem a prova do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep), do Senai. O teste avalia o desempenho de estudantes concluintes, visando aferir as competências para o exercício da ocupação.