O fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes foi discutido na manhã desta segunda-feira (14), durante um café da manhã promovido pelo Conselho Tutelar da 7ª Região, no Tabuleiro dos Martins. Na oportunidade, que contou com a participação do prefeito em exercício Marcelo Palmeira e da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Celiany Rocha, conselheiros tutelares fizeram um balanço do trabalho e planejaram ações para 2017.
Marcelo Palmeira ressaltou que Maceió está trabalhando para ampliar, cada vez mais, as ações de proteção à criança e combate ao trabalho infantil. “Maceió é a única capital do Nordeste que cumpre com a recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de modo que temos hoje 10 Conselhos Tutelares, com conselheiros de plantão 24 horas. Agora a população conta com equipamentos mais próximos de casa e maior atuação dos conselheiros tutelares nas regiões de abrangência”, disse.
“Nesta gestão, a criança e o adolescente são levados a sério, estamos todos empenhados para promover o fortalecimento de ações que beneficiem este público, bem como temos feito com a construção e reforma de creches, escolas, quadras e espaços de lazer”, acrescentou o prefeito em exercício.
O presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares, Ariudo Alves, destacou que foram muitos os avanços possibilitados a partir da parceria com a gestão do Município. “Estou como conselheiro desde 2009 e posso falar com convicção dos avanços que conquistamos nesta gestão, com o apoio do prefeito Rui Palmeira e do vice-prefeito Marcelo Palmeira. A Prefeitura, por meio da Semas, sempre atende as nossas reivindicações, dentro das limitações, e reconhece o empenho dos conselheiros tutelares que trabalham pelo bem da população maceioense”, afirmou.
Para Celiany Rocha, o encontro reforça a cooperação entre a Prefeitura e os conselhos. “O atendimento dos Conselhos Tutelares é dividido por bairros e segue uma proporção de uma unidade para cada grupo de 100 mil habitantes. Temos trabalhado buscando sempre uma unidade. Nós enxergamos com muitos bons olhos encontros como este e, com certeza, vamos a outras regiões”, frisou a secretária municipal de Assistência Social, lembrando que até setembro de 2013, Maceió tinha apenas cinco unidades de Conselho Tutelar para atender toda a capital e que após as eleições realizadas em outubro de 2015, 50 conselheiros foram eleitos pelo voto popular.