As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão prontas para participar do 13º Simulado de Acionamento do Plano Global de Atendimento, que faz parte do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL). A ação será promovida pela Braskem, nesta sexta-feira (18), às 9h, próximo ao Clube Motonáutica, no bairro Pontal da Barra, em Maceió.
O Samu terá participação intensa no simulado. Além de duas ambulâncias, será disponibilizada uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; uma Unidade de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista; duas motolâncias, além dos profissionais que estarão de plantão na Central do Samu em Maceió.
“O simulado é fundamental porque é uma oportunidade para os profissionais colocarem em prática todo o conhecimento adquirido numa operação onde estão múltiplas vítimas. Isso requer mais atenção e discernimento de todos os profissionais que estão envolvidos”, salientou o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado.
De acordo com o médico Paulo Alfredo, representante do Samu no APPEL, um dos propósitos do simulado é promover a evasão do maior número possível de pessoas para um local seguro, devido a um suposto vazamento de cloro ocorrido na Braskem. “O simulado também tem o propósito de treinar a população do bairro do Pontal e os profissionais que estarão envolvidos no simulado, visando verificar a integração e a resposta das atividades de todos os órgãos”, explicou.
Além do Samu, irão participar do simulado o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Hospital Geral do Estado (HGE), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC) e Instituto de Meio Ambiente (IMA). Também irão compor o simulado, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal de Maceió, Vigilância Ambiental, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), além das comunidades do bairro do Trapiche, da Rua da Palha/BR-434, creches e escolas que estão instaladas nos bairros.