O vice-governador e secretário da Educação Luciano Barbosa, continuou com o ciclo de visitas e reuniões com gestores escolares e secretários de Educação. E, nesta terça-feira (17), ele esteve na 4ª Gerência Regional, localizada em Viçosa. Na pauta, a importância de uma ação coletiva para a melhoria dos índices de educação do Estado.
Na ocasião, Barbosa ressaltou a necessidade de se buscar melhores índices para a Educação de Alagoas, com um olhar especial para o Ensino Fundamental. “Ano que vem teremos Prova Brasil. Na prova do SAEB, tivemos uma nota 4,4, enquanto o Mato Grosso foi de 4,66. No entanto, no Ideb, nós somos o 26º lugar, enquanto eles são o quarto. Isso acontece porque a nossa taxa de reprovação é maior que a deles. Por isso, é importante mudarmos esse cenário e, para isso, temos ações como o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, onde os municípios desempenham um papel importantíssimo”, explicou o secretário.
O secretário da Educação lembrou ainda que o Estado fez uma série de ajustes para equilibrar as contas e poder descentralizar recursos para as escolas por meio dos programas Escola Web e Escola da Hora. “Ainda reformamos 70 escolas e construímos 31 ginásios esportivos com recursos próprios. E novos lotes já estão sendo publicados no Diário Oficial”, anunciou Barbosa.
Durante a reunião, Barbosa ouviu as demandas dos gestores escolares da região, os quais, em grande parte, destacaram a necessidade de construção ou reforma de espaços para a prática esportiva estudantil. O governador em exercício disse que os pedidos serão avaliados e que “é determinação do governador Renan Filho que construamos quadras onde houver terreno disponível”.
Para a gerente regional Rosileide Queiroz de Alencar, o encontro da comunidade escolar com o secretário ‘é um momento ímpar para a Educação. “Nunca tivemos aqui na Gere um secretário que saia do gabinete para ouvir gestores, pai de alunos, estudantes e professores que aqui representam as nossas escolas. E sabemos que não ficamos só no discurso”, declara.
Diálogo – Luciano Barbosa já esteve com a comunidade escolar de Maceió, de todo Sertão, além das regiões de União dos Palmares, Rio Largo, e na última semana, esteve na região de Penedo. Os gestores escolares e secretários de Educação da região elogiaram a iniciativa de Barbosa e da Seduc de ouvir as demandas da educação.
É o caso de Antônio da Silva Júnior, diretor da Escola Estadual Correia Titara, em Piaçabuçu. “Nós gestores do interior nem sempre temos condições de nos deslocarmos até Maceió para participarmos de reuniões com a Seduc. Ter o vice-governador e secretário da Educação aqui em Penedo, conversando conosco e ouvindo as nossas demandas, foi, com certeza, um momento muito proveitoso” afirmou.
Sua fala foi endossada por Fátima Nunes, gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere). “Termos essa oportunidade de dialogar, esclarecer dúvidas e expor as necessidades de cada escola é algo muito positivo. Saímos daqui com muitos encaminhamentos”, avaliou a gerente.
Também participaram da reunião a superintendente de Rede da Seduc, Maridalva Campos e a Superintendente de Sistema, Wilany Felix.