Estudantes denunciam falta de segurança e constantes roubos no Cepa

(Foto: Agência Alagoas/Arquivo)

Grêmio Força Estudantil1

Os estudantes do maior centro educacional de Alagoas, o Cepa, denunciam o abandono e a falta de segurança que vem prejudicando o andamento das atividades no local que, inclusive, teria suspendido as aulas desta segunda-feira, 21, em uma das escolas.

A denuncia foi formulada ao Alagoas 24 horas pelo Grêmio Força Estudantil da Escola Princesa Isabel e, de acordo com um dirigente, são registrados constantemente violência contra os estudantes – furtos e roubos à mão armada – além de arrombamentos e furtos nas escolas.

Um professor de educação física destacou ao Alagoas 24 horas que foi assaltado enquanto apitava um jogo na semana passada na Escola Estadual Moreira e Silva e que “os policiais da lá informaram que já tinham alertado sobre isso, mas não resolveu nada”.

Ainda de acordo com ele, a denúncia foi formalizada junto a militares do BPEsc, que teriam “sido super solícitos e, inclusive, desceram a grota e realizaram rondas em busca dos acusados”.

As vítimas denunciam que os casos ocorrem mesmo com o complexo contando com um considerado sistema de segurança que é videomonitorado e com um Batalhão Escolar funcionando na localidade. “Mas mesmo assim sempre temos casos de assaltos, pessoas armadas que sempre fazem ação dentro do Cepa”, destacou.

Ainda de acordo com o estudante, o último arrombamento ocorreu neste final de semana onde levaram uma bomba d’água, o que fez com que a direção da unidade escolar suspendesse as aulas na Escola Estadual Princesa Isabel.

Para o major Marlon Araújo, comandante do BPEsc, o que teria ocorrido foi um caso isolado e que a Polícia Militar não é a solução, mas parte dela. Segundo ele, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar já esta trabalhando no caso especifico do roubo da bomba e que já há imagens dos acusados flagrado pelo videomonitoramento.

O major destacou que o Cepa está em reforma e que o furto seria específico, uma vez que na unidade de ensino há computadores, televisão e objetos de maior valor, mas o acusado levou uma bomba.

Ainda de acordo com ele, não há registros de roubos formalizados junto ao BPEsc, uma vez que no local há uma viatura externa e videomonitoramento, mas que há registro de pequenos furtos, como de estepe de carro e bomba d’água,

“Mas que nunca mais tínhamos registrado esse tipo de ocorrência, porém, o que há é que aproveitaram esse caso isolado”, destacou assegurando que há uma reunião agenda com a direção do Cepa para otimizar as estratégias de segurança no local.

Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado da Educação esclarece que algumas câmeras de vigilância não estavam funcionando no último fim de semana. Já foi aberta sindicância para apurar se foram desligadas propositadamente. As imagens das câmeras que estavam funcionando serão encaminhadas para Polícia Civil e será feito o Boletim de Ocorrência. A Seduc informa  ainda que o Cepa está em reforma e por isso a iluminação está comprometida, o que será totalmente revertido, em breve. Novas câmeras também serão instaladas para evitar furtos e atos de vandalismo contra o patrimônio público. As aulas não serão afetadas.

Veja Mais

Deixe um comentário