Em defesa da sustentabilidade e proteção ambiental, mais uma edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco vem ocorrendo em solo alagoano em sete municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
A iniciativa coloca em prática uma proposta de atuar preventivamente com trabalhos de educação ambiental com as comunidades. E é justamente neste contexto que as atividades da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se encaixam na FPI do São Francisco.
A equipe formada pelas técnicas Kamilla Aderne, Rennisy Cruz e Domênica Didier, que atuam na Gerência de Resíduos Sólidos da Semarh, estão em campo para multiplicar o conhecimento acerca da preservação ambiental.
“O papel da Secretaria durante os trabalhos da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco é orientar e formar no consciente da população a importância da educação ambiental. Nesse contexto, apresentamos a gestão adequada dos resíduos sólidos e a separação correta dos resíduos. Os ensinamentos lúdicos e práticos são direcionados às crianças e também aos jovens, para que atuem como multiplicadores do conhecimento”, destaca a equipe da Semarh.
O cronograma de atividades elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente conta com palest, gincanas ambientais, além de pinturas e desenhos sobre espécies locais do Sertão alagoano.