A arte alagoana ganhou destaque mais uma vez em um evento de projeção nacional. Desta vez, peças de artesãos da Ilha do Ferro, além de trabalhos de mestres artesãos de Alagoas, foram expostos no It Brands Lifestyle, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, no Galpão Tora Brasil, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
Em sua segunda edição, o It Brands, que é um evento itinerante, funciona como um showroom, com moda, design, arte e gastronomia, proporcionando uma experiência diferente de compra para os visitantes, além de atualização sobre o universo do morar, com workshops, palestras, aulas e bate-papos.
O Projeto Sertões foi o responsável por levar a arte popular alagoana para o evento. Com um espaço amplo, o projeto pôde expor e mostrar um pouco do artesanato alagoano na decoração, com peças da Ilha do Ferro, onde o projeto atuou em Alagoas, além de trabalhos de outros mestres artesãos, coletadas durante a participação do Estado na Feira Brasil Original, que aconteceu em outubro, na cidade de São Paulo.
Para Zizi Carderari, idealizadora do Projeto Sertões junto a Evelyn Müller, participar do It Brands Lifestyle foi muito especial.
“Fiquei muito feliz e emocionada ao ver as pessoas encantadas com as peças dos nossos artistas e artesãos. Nosso espaço comunicou o que eu queria – o artesanato e a arte popular brasileira muito bem colocada na decoração contemporânea”, disse Zizi.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Daniela Vasconcelos, a Sedetur atuou como articuladora do processo de participação do artesanato alagoano, fazendo a ponte entre artesãos e o Projeto Sertões, além de enviar peças.
“Cumpre ao Governo de AL o papel de fomentar o artesanato alagoano e a Secretaria, por meio de diversas articulações, pôde garantir a participação de produtos artesanais alagoanos em mais um evento de projeção nacional”, afirmou Daniela.