Com a previsão de sol para este fim de semana, turistas e alagoanos devem lotar as praias do estado. Para evitar prejuízos à saúde, os banhistas terão que ficar atentos à qualidade da água antes do banho de mar.
De acordo com informações do relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, 09, dos 63 pontos analisados, 11 trechos foram considerados impróprios aos banhistas.
No litoral sul, os técnicos do órgão ambiental avaliaram 21 áreas. Após a análise, eles concluíram que 18 pontos estão balneáveis e três devem ser evitados pelos banhistas. Na cidade de Maceió, quatro dos 20 trechos estão impróprios para banho de mar. Já no litoral norte, a má qualidade da água foi verificada em quatro pontos.
A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.
Veja os pontos próprios e impróprios para banho de mar: