Com o intuito de levar mais alegria e boas histórias para as crianças hospitalizadas de Maceió, a Editora Evoluir, que há 20 anos trabalha a favor de uma educação transformadora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, doará 3.800 exemplares para o Sorriso Plantão, projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que, inspirado nas ideias dos palhaços doutores de São Paulo, trabalha a sorrisoterapia em hospitais do estado.
“Essa doação vai ajudar o projeto a levar alegria e esperança não somente para as crianças hospitalizadas, mas também para os seus acompanhantes e para os servidores do Hospital. A nossa proposta trabalha a ludicidade como recurso que compõe o conjunto de elementos necessários para a recuperação da saúde da criança”, comenta Diogo Souza, o Dr. Letrinha Azogado, um dos membros do projeto.
Para celebrar a doação, será realizada no dia 16 de dezembro, às 15h, no Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), em Maceió, a palestra “Como se faz um livro?”, ministrada pelo designer da Editora Evoluir, Uriá Fassina. Nesse bate-papo ele vai contar para o público como é feita a produção de um livro, desde a ideia do escritor até a publicação. Destinada aos voluntários do projeto, pacientes e a comunidade maceioense, a palestra tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas uma hora antes do início do evento no próprio local.
Os títulos que serão doados “Os Heróis redescobrem o Brasil” e “ Os Heróis e as boas maneiras”, da Coleção Os Heróis da Natureza, “ A Terra antes de nós”, “A vida de muitos jeitos”, “Chegamos!”, “Progresso em toda parte”, “Agora somos um só”, da Coleção Pequenas Histórias de um Grande Planeta, “Pequeno dicionário de coisas boas, bonitas e gostosas” e “As maravilhas do mundo”, da autora Bia Monteiro, “A cadelinha russa”, “Mário, o menino imaginário” e “Cara feia”, do autor Victor Peres e Perez, “Blablablando”, “Pulos pulantes” e “O Fujão”, da autora Tatiana Belinky, “O Catador de Histórias”, do autor Sergio Palmiro, “Tibi vai as estrelas”, do autor Tieko Irii, “As raízes de Luriel: uma aventura agroecológica”, do autor André Biazoti e “Vem Brincar!”, da autora Marilena Flores compõe o projeto Ler para Saber, do Ministério da Cultura, que beneficiará com 57 mil livros Secretarias de Educação, escolas públicas e instituições beneficentes de 15 cidades brasileiras: Alagoinhas e Simões Filho, na Bahia, Araucária e Curitiba, no Paraná, Bauru, Jacareí, Piracicaba, Três Rios e São Bernardo do Campo, em São Paulo, Glória de Goitá, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Pombos e Recife, em Pernambuco, e Maceió, em Alagoas. Incentivando a formação das crianças e jovens e reforçando a importância do hábito da leitura, como ato de prazer e promoção da cidadania.
Uma parte dos livros doados para o projeto Sorriso de Plantão será entregue para crianças e adolescentes em datas festivas, como Dia das crianças e Natal, outra servirá de suporte para as atividades do programa com pacientes e acompanhantes do hospital.
“O Ler para Saber é um projeto incrível porque leva livros com temas importantes justamente para lugares onde o acesso a esse tipo de material é complicado, escasso. Contamos com um programa contínuo de incentivo à leitura, e esperamos que as crianças gostem dos livros que preparamos mas, principalmente, que eles as ajudem a expandir seus horizontes e entender melhor o mundo que as cerca”, conclui o designer da Editora Evoluir, Uriá Fassina.
Agenda
Data: 16/12/2016
Horário: 15h
Local: Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
Endereço: Rua Dr. Jorge de Lima, 113 – Trapiche da Barra
Entrada gratuita.