O fechamento do PAM Salgadinho para realização de uma confraternização de funcionários continua repercutindo em Maceió. O secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, anunciou nesta quinta-feira, 15, a exoneração da diretora geral da unidade, Dra. Maria Alice Gomes Athaíde, responsável pela decisão.
Segundo Nonô, tanto a diretora geral quanto à diretora técnica, Dra. Marluce Viegas de Moura Rezende, assumiram a responsabilidade pelo fato ocorrido e entregaram suas exonerações. Elas afirmaram que não mediram as consequências e não imaginaram que o fato fosse tão grave.
“A doutora Alice chamou a responsabilidade para si e reconheceu o equívoco, por isso deixou o cargo à disposição e nós recebemos seu pedido de exoneração. Lamento, mas acho que não há outra atitude diante dos prejuízos causados. Foi um ato digno”, disse Nonô.
O secretário explica que desde o dia 12 de dezembro a diretora de Distritos Sanitários da SMS informou, por meio de circular, que não haveria recesso nas unidades de saúde já que as festas de Natal e Réveillon ocorrerão no final de semana. Mas ha nas unidades um “costume de realizar as festas de fim de ano”, por isso a direção do PAM autorizou a confraternização.
Nonô disse que ver o cartaz informando o fechamento da unidade de saúde foi uma surpresa. Ele garante que determinou a reabertura e atendimento aos pacientes imediatamente e justifica que não anunciou nenhuma atitude ontem porque precisava ouvir as diretoras.
Questionado sobre a pessoa que irá assumir a direção do PAM, o secretário disse que ainda não tem um nome, mas que isso não afetará o atendimento no local.