A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou, em 2016, na orla da Pajuçara, oito edições do Praia Acessível. O projeto manteve como foco proporcionar um dia de lazer e paradesporto adaptados para pessoas com deficiência, acompanhadas por familiares ou levadas à praia por instituições sociais. Em média, cerca de 750 pessoas foram atendidas ao longo do ano.
A programação contou com atividades esportivas, lúdicas, paradesporto, apresentações culturais e musicais, aulas de capoeira e zumba, e oficinas de libras, além do banho de mar assistido em cadeira anfíbia.
Para o titular da Semel, Daniel Mello, o Praia Acessível, é uma oportunidade de pessoas com deficiência participarem de atividades diferenciadas em um ambiente natural, de forma gratuita e sem limite de faixa etária. “Instituições sociais, associações, escolas estaduais e municipais, como também qualquer entidade que tenha um trabalho voltado para o público-alvo do projeto, podem participar”, explicou.
“O compromisso e a qualidade de todos os itens são indispensáveis na execução do Praia Acessível. Parabenizo toda equipe Semel e todos os parceiros, que fizeram especiais todas as edições realizadas. Que em 2017 possamos levar mais momentos de integração, estimulando o convívio aliado ao esporte e o lazer”, disse Mello.
O projeto
O Praia Acessível conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e do Controle do Convívio Urbano (SMCCU).