Propor encaminhamentos e soluções tem sido uma prática recorrente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) durante as discussões sobre a crise hídrica em alguns municípios.
Em Palmeira dos Índios, o titular da Semarh, Alexandre Ayres, participou de uma audiência com a Prefeitura de Palmeira dos Índios em busca de saídas para o desabastecimento de água na região em decorrência do baixo volume da barragem da Carangueja.
O secretário garantiu, na última quinta-feira (12), ao município que a Semarh vai perfurar 15 poços, sendo cinco deles interligados à rede de abastecimento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e dez perfurações serão localizadas nas comunidades rurais.
“Em um momento emergencial como o que está sendo vivenciado em Palmeira dos Índios, o Governo de Alagoas não pode ficar de braços cruzados. A Semarh assegura a perfuração de 15 poços por meio do programa estadual para ampliar o abastecimento de água principalmente nas comunidades que enfrentam a escassez de água”, informou o secretário.
O anúncio do secretário durante o encontro no município apenas confirmou o que já havia sido contextualizado quando o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar se reuniu, na semana passada, com o governador Renan Filho e com o secretário Alexandre Ayres no Palácio República dos Palmares.
Alexandre Ayres comenta ainda que a Semarh tem agido como interlocutora junto aos municípios que estão com deficiências no abastecimento de água. Há uma semana, o secretário participou de uma reunião em União dos Palmares e destinou uma equipe até o local para debater o uso correto da água junto aos grandes captadores e irrigantes que usam o recurso hídrico direto do Rio Mundaú.