eSocial será tema de palestras gratuitas

Ação faz parte do projeto 'Contador parceiro da Fecomércio’ e acontecerá em Maceió e Arapiraca, nos dias 24 e 25 de janeiro

Fecomércioesocial

Inicialmente previsto para ser exigido a todas as empresas a partir deste mês de janeiro, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) teve sua obrigatoriedade prorrogada. Agora, as empresas têm mais um ano para se organizarem nesse sistema idealizado pelo governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Atualmente, apenas os empregadores domésticos utilizam a ferramenta, mas a partir de 1º de janeiro de 2018, os empregadores e contribuintes com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016 serão obrigados a fazer uso da sistemática. Para os demais empregadores e contribuintes, a exigibilidade começará em 1º de julho de 2018.
Apesar de ser um assunto que vem sendo discutido no meio empresarial desde 2014, quando foi instituído, o programa ainda gera dúvidas. Além disso, as empresas argumentam que a adequação ao sistema requer investimentos. “Certamente, esta prorrogação é resultado da articulação dos setores produtivos e empresariais, que argumentam as dificuldades que o sistema atualmente apresenta, e também reforça a necessidade das empresas de maior tempo para adequação de seus sistemas, sobretudo num período tão conturbado da economia”, avalia Izabel Vasconcelos, assessora técnica da Fecomércio.
Para auxiliar contadores e empresas nesse processo, a Federação irá promover, gratuitamente, nos dias 24 e 25 de janeiro, a palestra “e-Social: chegou a hora e não tem volta”, ministradas por Helio Donin Jr., diretor da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). A iniciativa faz parte do projeto ‘Contador parceiro da Fecomércio – Ciclo de Palestras’, cujo objetivo é contribuir para a qualificação e atualização dos profissionais de contabilidade, tão importantes para as empresas e, consequentemente, para a economia.
“O primeiro profissional que o empresário procura quando deseja abrir uma empresa ou quando surge algum problema na empresa já existente é o contador. Por isso, é importante o profissional estar atualizado com as tendências do mercado. E se o contador está orientado, orienta a empresa”, observa Wilton Malta, presidente da Fecomércio.
No dia 24, o evento acontecerá às 19h no auditório do Senac Poço, em Maceió. Já no dia 25, será a vez dos profissionais de Arapiraca participarem da palestra na unidade do Sesc, também às 19h. Como as vagas são limitadas, os interessados devem fazer suas inscrições com antecedência por meio dos e-mails certificadodigital@fecomercio-al.com.br (para a palestra de Maceió) e certificacao-arapiraca@fecomercio-al.com.br (para Arapiraca).
Embora o público-alvo do evento sejam os contadores, as empresas também poderão participar por meio de seus setores de Recursos Humanos e Financeiro. A programação do projeto terá continuidade durante 2017 com temas como Mudanças do Simples Nacional e Sped Fiscal.
SERVIÇO
MACEIÓ
24.01.2017 | e-Social: chegou a hora e não tem volta.
Horário: 19h
Local: auditório Senac Poço
Inscrições gratuitas: certificadodigital@fecomercio-al.com.br | (82) 3026-7200

ARAPIRACA
25.01.2017 | e-Social: chegou a hora e não tem volta.
Horário: 19h
Local: Sesc Arapiraca
Inscrições gratuitas: certificacao-arapiraca@fecomercio-al.com.br | (82) 3521-1569

Fonte: Fecomércio AL

Veja Mais

Deixe um comentário