A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, repercutiu na tarde desta quinta-feira, 19, entre as autoridades do país. Em Alagoas, o caso foi comentado pelo governador Renan Filho (PMDB), que usou as redes sociais para manifestar seu pesar pelo acidente aéreo ocorrido em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.
O chefe do Executivo destacou o brilhantismo do ministro que, segundo ele, “ganhou o respeito do mundo jurídico e de toda a sociedade por sua trajetória retilínea, sua postura serena de magistrado e sua forma íntegra e eficiente de distribuir justiça” [sic].
“Foi um Ministro exemplar no Superior Tribunal de Justiça e engrandeceu o Supremo Tribunal Federal desde que ali chegou, em novembro de 2012. A perda de um juiz desta dimensão fará muita falta ao Brasil”, completou Renan Filho.
O senador Renan Calheiros (PMDB) também enviou uma nota de pesar à imprensa, destacando a trajetória de sucesso do ministro, relator da Operação Lava-Jato.
Confira na Íntegra:
“É com extremo pesar e perplexidade que recebo a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, na tarde desta quinta-feira.
Professor de Direito Civil, Teori foi ainda desembargador da Justiça Federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça. No cumprimento de seu trabalho sempre se destacou pela seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras.
Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilibrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo juridico perdem um de seus maiores expoentes.
Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente.”