Os mercados da capital maceioense passam a contar, a partir desta quarta-feira (1º), com reforço no controle da segurança, feito pela Guarda Municipal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social e a de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
A ação é emergencial e irá cobrir 09 unidades distribuídas nas partes alta e baixa de Maceió. “Ao todo, sete viaturas e cerca de 50 agentes passarão a fazer rondas 24 horas para coibir ilicitudes nos mercados da cidade, além de um reforço presencial nestes locais”, disse o secretário municipal de Segurança Comunitária, Ivon Berto Tibúrcio de Lima.
“Queremos garantir tranquilidade e segurança tanto para quem faz compras como para os comerciantes. Com este trabalho mais efetivo, pretendemos impedir a ação de milícias e a prática de furtos, assaltos e outras ilicitudes que acontecem com frequência nestes locais”, completou o secretário.
O reforço na segurança atenderá os mercados da Produção, de Bebedouro, Fernão Velho, Mercado do Artesanato, Mercado do Benedito Bentes, do Jacintinho, Jaraguá, Tabuleiro do Martins e o Shopping Popular. “Semana passada tivemos uma reunião com os permissionários e entre as reivindicações estava a do combate à falta de segurança nas unidades. Usaremos a verba pública para levar tranquilidade aos mercados”, ressaltou o gestor da Semtabes, Ricardo José Lessa Santos Filho.
A ação de segurança vai contar com participação da Guarda Municipal e dos administradores dos mercados, que ajudarão no monitoramento das unidades.