O presidente executivo da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e narrador esportivo, Nelson Santos Filho, receberá nos próximos dias uma homenagem da Associação de Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA). Sergipano de nascença e alagoano de coração, o cronista será agraciado com o título de sócio benemérito da entidade que administra toda a crônica esportiva do estado.
Além de Nelson Filho, outras personalidades serão agraciadas com a homenagem, a exemplo do Governador do estado Renan Filho e do Secretário de Comunicação do estado, Ênio Lins. O título de sócio benemérito é entregue ao cidadão que tenha uma reputação exemplar, podendo ser ligado ou não a entidade, que tenha prestado serviços relevantes à ACDA ou à causa dos desportos nacionais, desde que obtenham indicação da Diretoria e aprovação em Assembleia Geral.
Nelson iniciou sua carreira na Rádio Difusora AM, de Sergipe (SE), hoje Rádio Aperipê AM. Sua vida no rádio esportivo teve início, exatamente, numa quarta-feira, 31 de março de 1976. De lá para cá o explosão do Nordeste, apelido carinhoso do narrador, atuou também na Rádio Liberdade AM, de Sergipe (1976); Rádio Difusora AM, de Sergipe (1977); Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca (AL), (1977/1989); voltou à Rádio Liberdade AM, de Sergipe (1989/1990); na sequência, voltou à Rádio Novo Nordeste (1990), onde permanece até hoje.
Trabalhou também nas rádios Difusora AM, Jornal AM, Sampaio AM e Gazeta de Alagoas AM (em Alagoas); e Cultura AM, Jornal AM, Capital AM e Atalaia AM (em Sergipe). Ele narrou as Copas do Mundo nos Estados Unidos (1994) e na França (1998). Além disso, cobriu a Copa América do Chile (1991) e no Uruguai (1995) e os campeonatos sergipano, alagoano, brasileiros das quatro séries, Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Nelson Filho é autodidata; já transmitiu futebol de salão, apresentou programas musicais e fez reportagem de rua.