O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (8) ter autorizado o envio de mais 100 militares da Força Nacional para reforçar o policiamento em Vitória (ES).
O grupo vai se juntar aos outros 200 integrantes da Força Nacional e aos mil homens das Forças Armadas que já estão na região.
Desde sábado (4), o estado vive uma onda de violência com mortes, saques e assaltos. Nos últimos cinco dias, 90 pessoas foram mortas na Grande Vitória, segundo o Sindicato da Polícia Civil. Nesta quarta, os ônibus não circularam e escolas e postos de saúde seguem fechados.
Em nota, o Ministério da Justiça disse que governo do Espírito Santo solicitou o envio porque “segue fora de controle a situação na cidade”. Os cem homens da Força Nacional deverão chegar a Vitória ainda nesta quarta ou na madrugada desta quinta (9).
O Espírito Santo está sem policiais nas ruas porque familiares bloqueiam as saídas dos batalhões. As famílias pedem reajuste salarial para a categoria. O governo estadual, porém, diz que não pode aumentar os salários.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, criticou o movimento que impede o policiamento e disse que “o método adotado por algumas lideranças é um método que dá vergonha. É o método da chantagem”.